segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tripulantes do Discovery chegam ao Centro Espacial Kennedy

WASHINGTON - Os seis astronautas que farão parte da missão STS-133 do Discovery chegaram neste domingo, 20, ao Centro Espacial Kennedy da Nasa, em Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos, para dar início aos preparativos do lançamento da nave na próxima quinta-feira, 24.





O comandante Steve Lindsey, o piloto Eric Boe e os especialistas Alvin Drew, Michael Barratt, Nicole Stott e Steve Bowen chegaram ao centro espacial de onde partirão em direção à Estação Espacial Internacional em uma missão de 11 dias. "Estamos prontos para viajar", garantiu Stott.



Os astronautas chegaram à Flórida em aviões supersônicos da Nasa vindos das instalações de treinamento do Centro Espacial Johnson Space, em Houston.



Nos próximos dias, os seis astronautas serão submetidos a reconhecimentos e revisarão os últimos detalhes da missão, enquanto fazem exercícios de última hora.



O lançamento. Na sexta-feira, 18, a Nasa confirmou a data de lançamento do Discovery para o dia 24 de fevereiro, como havia sido anunciado anteriormente. Os diretores da missão da Nasa se reuniram nesta sexta-feira no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), para discutir o protocolo de revisão de preparação de Voo.



A contagem regressiva para o lançamento começará na segunda-feira às 15h no horário local da costa leste (18h de Brasília) e o lançamento, se não houver nenhum contratempo e as condições climatológicas permitirem, está previsto para o dia 24 de fevereiro às 16h50 no horário local (18h50 de Brasília). O Discovery já se encontra na plataforma de lançamento 39A.



Os técnicos revisaram toda a nave após nove atrasos no calendário, primeiro por um vazamento de hidrogênio, depois por uma falha elétrica, e posteriormente pelo descobrimento de fendas no tanque de combustível externo.



Este vazamento deu muita dor de cabeça aos engenheiros, que no início não encontravam a origem das fendas e tiveram que mudar o lacre do conduto de ventilação de hidrogênio do tanque de combustível externo.



Em sua última jornada de trabalho, os operários desinstalaram o braço de acesso ao tanque externo de combustível da nave e espera-se que na noite desta sexta-feira coloquem a porta de acesso a popa.



Por sua parte, os seis membros da tripulação revisaram os dados de voo no Centro Espacial Johnson, em Houston, e devem se deslocar no domingo ao centro Kennedy para iniciar os últimos preparativos antes do lançamento

Cientistas dão grande passo para a cura da anemia de Fanconi

Efe


MADRI - O caminho em direção à cura da anemia de Fanconi, uma rara doença que causa deficiência na medula óssea, deu um grande passo depois que a União Europeia autorizou a realização de testes de um remédio para estes pacientes, cuja média de vida é de 35 anos.



A anemia de Fanconi é um mal congênito que afeta entre uma e cinco pessoas de cada um milhão, e que ocorre por mutações em qualquer um dos 14 genes associados ao problema.



A Comissão Europeia reconheceu há algumas semanas o vetor lentiviral que contém o gene da anemia de Fanconi A como um novo medicamento órfão, nome dado aos remédios destinados ao tratamento das chamadas doenças raras.



A UE mantém uma política de apoio ao desenvolvimento destes remédios, já que, por serem destinados a um número muito pequeno de pessoas, não desperetam interesse do ponto de vista econômico das empresas farmacêuticas.



O coordenador dos trabalhos para a designação deste medicamento foi o doutor Juan Bueren, chefe da Divisão de Hematopoiese e Tratamento Genético do Centro espanhol de Pesquisas Energéticas, Ambientais e Tecnológicas, e também chefe de Grupo de Centro de Pesquisa Biomédica em Rede de Doenças Raras.



A falta de glóbulos brancos nos doentes com anemia de Fanconi os tornam mais vulneráveis a infecções, enquanto a falta de plaquetas e glóbulos vermelhos pode causar sangramento e cansaço, respectivamente.



O projeto procura corrigir o defeito genético nas células-tronco hematopoéticas de pacientes com anemia de Fanconi, de maneira parecida a que ocorre com pacientes de outras doenças monogênicas, por exemplo com algumas imunodeficiências primárias.



Como novidade, o vetor desenvolvido pertence à família dos lentivirus, que demonstrou uma eficácia maior que a dos gammaretrovirus, que eram utilizados até agora.



Além disso, os novos vetores garantem maior segurança para os pacientes, já que os experimentos realizados demonstraram que não geram síndromes leucêmicas associadas ao tratamento.



Este futuro medicamento órfão, testado em animais, ainda terá que passar por pertinentes provas clínicas para demonstrar sua segurança e eficácia.



Os testes realizados demonstraram, tanto em modelos animais como em células de pacientes, a eficácia terapêutica associada à correção do defeito genético, com o objetivo de resgatar e/ou prevenir a falha na medula óssea.



Para a maior parte destes pacientes, a única esperança de vida estava limitada aos transplantes de medula óssea, apesar das poucas possibilidades de se encontrar doadores compatíveis.



Apenas 25% destes doentes tem algum irmão histocompatível, por isso a maioria recorre a doadores sem consanguinidade, o que dificulta a compatibilidade com o receptor e, portanto, as possibilidades de sucesso no transplante.



Embraer Defesa e Segurança, em negociações

A EMBRAER Defesa e Segurança, nova unidade empresarial da empresa sediada em São José dos Campos está em negociações com duas tradicionais empresas da área de defesa do Brasil. Trata-se da ATECH e da ORBISAT.




DefesaNet obteve informações de que estão avançadas as negociações da EMBRAER Defesa e Segurança com as duas empresas para a formação de uma parceria estratégica. No momento estão sendo realizadas “due dilligence” nas duas empresas por empresas de auditoria contratadas.



O objetivo da EMBRAER em adquirir as duas empresas está voltado a dois principais projetos do Brasil. O Sistema de Vigilância de Fronteiras (SisFron) de responsabilidade do Comando do Exército através do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX). Cobrirá a fronteira terrestre, em especial do centro-oeste, rota principal para o narcotráfico e contrabando de armas. E o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul ( SisgAAz) que está sendo desenvolvido para a proteção da área da chamada Amazônia Azul e os recursos do Pré-Sal.



A empresa ATECH, um SpinOff do programa Sistema de Vigilância da Amazônia(SIVAM), tem trabalhado em desenvolvimento de sistemas de comando e controle (C2), assim como de Controle de Tráfego Aéreo com trabalhos realizados no exterior. A ATECH está realizando sob contrato os estudos preliminares da arquitetura e definição do SisFron.



Uma empresa subsidiária a ATMOS Sistemas está desenvolvendo com a SELEX Galileo a tecnologia de radares AESA. O radar Raven ES-05 AESA para o SAAB Gripen NG, que participa do Programa F-X2.



A ORBISAT tem em seu portfólio dois produtos que serão a Base tanto do SisFron como do SisgAAz. Trata-se do radar SABER para controle aéreo e seu derivativo, em desenvolvimento, para vigilância terrestre.



O Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul ( SisgAAz). Uma rede de radares e sensores eletrônicos que controlará o espaço aéreo da região da Amazona Azul. A área de cobertura do SisgAAz é imensa - cerca de 4,5 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente à metade do território nacional.



E o guardião de patrimônio de 15,3 bilhões de barris de petróleo, 133 plataformas (86 fixas, 47 flutuantes) de processamento da Petrobrás, e os recursos investido na ordem de US$ 224 bilhões.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Operação “Aspirantex 2011” no Pantanal

Aspirante da Escola Naval em adestramento de guarnecimento de armamento fixo 0.50 mm do Aviso de Transporte Fluvial “Piraim”




Também participaram da Operação três pesquisadores-professores da Universidadade de São Paulo e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul que, em parceria com a Marinha do Brasil, executaram um trabalho de base, inédito na região, coletando amostras de água de vários afluentes dos Rios Paraguai e Cuiabá. A coleta foi efetuada com a finalidade de realizar pesquisas aplicadas na área de uso e ocupação do solo no bioma do Pantanal, identificando os componentes químicos e a qualidade das águas que abastecem os rios da região.



O principal propósito da Operação “ASPIRANTEX” no Pantanal é familiarizar os Aspirantes com as diversas tarefas realizadas pelos navios da Flotilha de Mato Grosso. Dessa forma, eles conheceram as ações da Marinha na região Centro-Oeste do País e tiveram subsídios para as futuras escolhas da carreira.

Aspirantes da Escola Naval em adestramento de combate a incêndio na Praça de Máquinas do Aviso de Transporte Fluvial “Piraim”




No período de 10 a 23 de janeiro, 22 Aspirantes da Escola Naval embarcaram no Grupo-Tarefa composto pelo Navio-Transporte Fluvial “Paraguassu”, pelo Aviso de Transporte Fluvial “Piraim” e pela Embarcação de Apoio Fluvial “Leverger”, subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso. Os futuros Oficiais da Marinha do Brasil realizaram um estágio prático de conhecimento da área do Comando do 6° Distrito Naval, denominado Operação “ASPIRANTEX 2011”, que contou com a participação de mais de cem militares.



Durante este período, foram realizadas palestras sobre as atividades dos navios; adestramentos de “Nós e voltas”; montagem e desmontagem de armamentos; Postos de Abandono; Grupo de Visita e Inspeção e Grupo de Presa; cerimonial à Bandeira Nacional; interrogação de embarcações; procedimentos em fonia; e outros. Os Aspirantes tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer a navegação do Rio Paraguai e todas as suas peculiaridades, além de visitarem a cidade de Cáceres (MT), onde os navios estiveram abertos à visitação pública.

APA realiza ensaio para a Avibras

Cumprindo o organograma das atividades previstas no convênio DCTA e AVIBRAS para o Projeto VANT, a Divisão de Propulsão Aeronáutica realizou, ensaio de desempenho da hélice que será utilizada no VANT AVIBRAS Falcão.




O ensaio foi realizado pela Subdivisão de Motor a Pistão que avaloiu 15 corridas, cada uma correspondente a um ângulo de passo da hélice, sendo determinadas as curvas da potência absorvida pela hélice nos vários ângulos, de 500 a 2700 rpm. O ensaio servirá para que a AVIBRAS escolha o ângulo ideal da hélice para o motor Rotax 912 escolhido para o Falcão.

BOPE da Polícia Militar de Alagoas

Devido ao sucesso do filme Tropa de Elite, a exposição do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o BOPE, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, foi inevitável. E junto com ele, outros BOPE de outros estados conseguiram sua popularidade e maior atenção da mídia.




Esse vídeo por exemplo é do BOPE da Polícia Militar de Alagoas. Uma televisão local, TV Alagoas, fez reportagem especial colocando um dos seus repórteres para acompanhar de perto o dia-a-dia de um curso do BOPE.

Flávio Luiz foi selecionado entre mais de 500 policiais