terça-feira, 22 de maio de 2018

Putin: Navios Russos com Mísseis Kalibr a Bordo Entram em Serviço no Mar Mediterrâneo

Mídia dos EUA Revela Testes Fracassados de Mísseis Russos

Aqui nada será dado! Tudo deverá ser conquistado!

O míssil anti-navio mais rápido do mundo ficou ainda melhor!

Grã-Bretanha quer desenvolver seu próprio sistema de navegação por satélite

As primeiras propostas para o novo sistema de navegação por satélite são esperadas até o final deste ano, com o Reino Unido querendo colaborar com os países da aliança de inteligência 'Five Eyes'.
O Five Eyes traz o Reino Unido, os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia para a mais completa e abrangente aliança de inteligência do mundo. Os Cinco Olhos são amplamente considerados como a aliança de inteligência mais importante do mundo. Suas origens remontam ao contexto da Segunda Guerra Mundial e à necessidade de compartilhar informações vitais, principalmente entre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, para que ambos os países pudessem intensificar seus esforços de guerra.
O Financial Times relatou que a Grã-Bretanha deve continuar com seu próprio sistema de navegação por satélite, caso a União Européia continue insistindo que o Reino Unido seja barrado dos elementos seguros do Galileo.
Segundo o Financial Times:
“De acordo com as regras da UE, os países não membros não podem acessar ou trabalhar no sinal de nível militar do Galileo, conhecido como serviço público regulado, sem um acordo de defesa e segurança. No entanto, empresas britânicas como a CGI UK projetaram e desenvolveram a segurança em torno desse serviço altamente criptografado, enquanto a Airbus Defence and Space, no Reino Unido, gerenciou os centros de controle terrestre do Galileo. A Surrey Satellite Technologies fabrica as cargas de satélite.
Este trabalho terá agora de ser transferido para fora do Reino Unido quando deixar a UE em março de 2019, e as empresas britânicas já estão sendo excluídas das discussões sobre o desenvolvimento futuro do sistema. ”
O Secretário de Defesa, Gavin Williamson, disse:
“Devemos nos certificar de que estamos preparados e prontos para impedir e combater as ameaças intensificadoras de nossa vida cotidiana que estão surgindo no espaço. É por isso que hoje estou anunciando que a RAF está assumindo a liderança nesta área e por que planejamos aumentar o número de pessoas cobrindo o espaço.
A tecnologia de satélites não é apenas uma ferramenta crucial para nossas Forças Armadas, mas vital para o nosso modo de vida, seja o acesso aos nossos telefones celulares, à internet ou à televisão. É essencial protegermos nossos interesses e ativos contra adversários em potencial que procuram causar grandes transtornos e nos prejudicar.
A Grã-Bretanha é líder mundial na indústria espacial e nossos cientistas de defesa e militares desempenharam um papel central no desenvolvimento do programa de satélites Galileo da União Européia junto com empresas britânicas, por isso é importante revisar também nossa contribuição e como planejamos sistemas alternativos nesta área crucial. ”
Como parte do programa Galileo da UE, as empresas britânicas lideraram o caminho no desenvolvimento de tecnologia de satélite inovadora, com foco no lado da criptografia das coisas. O Reino Unido contribuiu com 1,2 bilhão de libras esterlinas em financiamento para o programa e forneceu infra-estruturas terrestres vitais nas Falklands e as Ilhas Ascensionam o MoD.
Um release do MoD declara:
“A participação no Galileo com o nível apropriado de acesso e envolvimento continua a ser a nossa opção preferida, mas estamos trabalhando em opções alternativas e, como parte disso, o MOD trabalhará com a Agência Espacial do Reino Unido para explorar oportunidades para empresas do Reino Unido.”
Falando na conferência, o ministro da Defesa, Guto Bebb, disse:
“O espaço é uma parte vital da nossa economia, com uma indústria que vale 14 bilhões de libras por ano. Com o lançamento desta Estratégia, estamos elevando muito nossas aspirações, para garantir que nossa indústria continue se beneficiando desse crescimento na tecnologia de satélites. Estamos investindo milhões nas empresas mais inovadoras da Grã-Bretanha para nos ajudar a avançar no domínio espacial. ”

O que é a Skynet? Uma olhada nos satélites de comunicações militares da Grã-Bretanha

A Skynet é uma família de satélites de comunicações militares comercialmente gerenciados operados em nome do Ministério da Defesa, que fornecem serviços de comunicação estratégica para as Forças Armadas britânicas e aliados do Reino Unido.
O Skynet 5 é a geração mais recente da família, substituindo o atual sistema Skynet 4 Stage 2. Os satélites foram contratados via PFI para uma parceria entre a Paradigm Secure Communications e a EADS Astrium, partes da Airbus. A EADS Astrium foi responsável pela construção e entrega dos satélites Skynet 5 em órbita, enquanto a subsidiária Paradigm será responsável pela prestação de serviço ao MoD.
Paradigma também foi contratado para fornecer serviços de comunicações para a OTAN usando capacidade ociosa nos satélites de acordo com o Ministério da Defesa, que também diz que o programa marca uma mudança de abordagem no Reino Unido de métodos tradicionais de aquisição de defesa para um contrato baseado em serviços que também inclui o fornecimento de terminais terrestres arrendados, veículos Reacher, o Terminal de Comunicações via Satélite a bordo de navios e o equipamento associado de banda de base.
Segundo a Airbus:
“O satélite Skynet 5 é baseado no projeto de ônibus Eurostar E3000, pesa cerca de 4.700 kg (5,2 toneladas curtas), tem dois painéis solares com cerca de quinze metros de comprimento e um orçamento de energia de cinco kilowatts. Ele tem quatro pratos de transmissão direcionáveis ​​e um receptor de phased-array projetado para permitir que os sinais de interferência sejam cancelados. Eles também resistirão às tentativas de interrompê-los com lasers de alta potência ”.
Abaixo estão as especificações técnicas, novamente da Airbus:
A frota de satélites militares de banda X foi projetada especificamente para suportar terminais táticos menores e de baixa potência. Cada satélite Skynet 5 está equipado com:
  • TWAs de 160 W de alta potência   em todos os transponders, fornecendo EIRP de pico de 56 dBW em cada feixe de ponto de transmissão e EIRP de pico de 41 dBW em cada feixe global por transponder.
  • 15 transponders ativos com largura de banda de 20 MHz a 40 MHz
  • Até 9 canais UHF
  • Múltiplas vigas pontuais de downlink totalmente orientáveis
  • Antena ativa de recepção a bordo (OBARA) capaz de gerar feixes múltiplos de ligação ascendente
  • Capacidade de comutação flexível, permitindo a conectividade entre qualquer feixe de ligação ascendente e, pelo menos, dois feixes de ligação descendente
  • Endurecimento nuclear, contramedidas anti-interferência e proteção contra laser
Inicialmente, dois satélites Skynet 5 seriam construídos, com seguro cobrindo qualquer perda de lançamento; Posteriormente, o MoD decidiu ter um terceiro satélite construído antecipadamente e, mais tarde, ainda ter o terceiro satélite lançado para servir como uma reserva em órbita.
Recentemente, o satélite 'Skynet 5A' mudou de sua posição na Europa, Oriente Médio e África, tornando os serviços da Skynet disponíveis na região leste da Ásia-Pacífico, inclusive na Austrália, que também abrigará uma nova estação terrestre. Um funcionário disse:
“O anúncio de que a Airbus moverá um dos satélites Skynet do Reino Unido para a região leste da Ásia-Pacífico é uma prova clara do quanto nossas relações com nossos aliados internacionais são importantes. Esta é a primeira vez que temos uma capacidade de comunicação segura na região e mostra a profundidade de nosso compromisso com nossos aliados e parceiros na região, incluindo a Malásia, em operações humanitárias e de manutenção da paz. ”
Acredita-se que o acordo do governo britânico para transferir o satélite faça parte de um amplo programa de maior cooperação com os aliados da Ásia e do Pacífico.
Colin Paynter, chefe do Espaço e Defesa da Airbus, disse:
“A constelação Skynet 5 é composta pelos satélites militares X-band e UHF mais potentes, endurecidos e protegidos contra radiações nucleares do mundo. Com a mudança da Skynet 5A, expandiremos a disponibilidade de nossos serviços premium seguros MILSATCOM para as nações aliadas na região que precisam de serviços de comunicações resistentes e de alto grau para complementar seus sistemas existentes. 

Marinha do Brasil abre para as mulheres os Corpos da Armada e de Fuzileiros

A Escola Naval permitirá pela primeira vez na história que mulheres se candidatem aos Corpos da Armada e dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. O ingresso de mulheres no Corpo de Intendentes da Marinha já era permitido em concursos anteriores.
A concorrência, que foi de 262 candidatas por vaga no último ano, agora deve aumentar com a novidade e se aproximar da relação masculina, de 301 candidatos por vaga. As inscrições para o concurso vão até o dia 11 de junho.
A Marinha foi pioneira na inclusão das mulheres nas Forças Armadas, em 1980", conta o comandante do Corpo de Aspirantes da Escola Naval, comandante Considera, em entrevista à Sputnik Brasil. "Ao longo de mais de 30 anos, as mulheres vêm se destacando na Marinha, por sua competência profissional e pela capacidade de liderança."
Segundo o comandante Considera, a entrada das mulheres nos Corpos da Armada e de Fuzileiros Navais é um processo de evolução natural. "A participação feminina na Marinha do Brasil vem contribuindo muito para o avanço e o desenvolvimento das nossas atividades", declara o oficial.
O comandante Considera lista as características que as candidatas e os candidatos devem ter para serem aprovados:
"Antes de mais nada, os candidatos à Escola Naval precisam ter elevados padrões morais e éticos. Em termos de qualidades esperadas, estão ainda:  determinação, força de vontade, abnegação e dedicação aos estudos.
Além disso, a instituição – o mais antigo estabelecimento de ensino superior no país – trabalha com 16 virtudes esperadas dos aspirantes, uma lista que o comandante Considera resume em cinco características principais: honra, lealdade, espírito de sacrifício, patriotismo e disciplina.
Os aprovados fazem o curso, que tem duração de 4 anos letivos, em regime de internato, e recebem uma bolsa-auxílio de R$ 1.100,00. Após a conclusão, os aspirantes fazem o ciclo pós-escolar de um ano, que inclui uma viagem de instrução no navio-escola Brasil, e se formam como segundo-tenentes, o primeiro posto na carreira de oficial de Marinha.
Para se inscrever, o candidato (ou candidata) precisa ser brasileiro, solteiro, ter ensino médio completo e idade entre 18 e 23 anos até o dia 1.º de janeiro. As inscrições estão disponíveis no site da Marinha do Brasil.

EUA têm medo que Rússia e China 'enganem' seus satélites espiões

A Marinha dos EUA lançou um projeto de pesquisa com objetivo de descobrir se Rússia e China são capazes de camuflar seus armamentos e escondê-los dos satélites e drones de reconhecimentos norte-americanos.
Segundo escreve o jornal The National Interest, drones de reconhecimento podem transferir grande fluxo de informação, inclusive imagens de tanques e sistemas de mísseis. Para analisar tal volume de dados é necessário ter inteligência artificial, mas esta pode ser facilmente enganada. Por exemplo, um computador pode confundir um tanque russo bem camuflado até com um carro.
Portanto, a Marinha dos EUA tenciona descobrir o método usado para iludir a inteligência artificiai, escreve o jornal.
"Tecnologias eficazes devem causar erros na classificação de imagens tiradas de diferentes ângulos (+/- 45º) e distâncias (de 25 metros até ao espaço)", destacam fontes na Marinha dos EUA.
Atualmente a investigação está apontada apenas aos métodos de camuflagem dos adversários — não há sinais que indiquem que o Pentágono também deva esconder seu arsenal dos sistemas russos e chineses, sublinha.

Graças aos Kalibr russos, Mediterrâneo já não é um 'lago' da OTAN, afirma jornalista

O mar Mediterrâneo deixou de ser um "lago" da OTAN dominado por navios da 6ª Frota dos Estados Unidos assim que a Rússia equipou os seus navios e submarinos com mísseis Kalibr, escreve o editor-chefe da revista Contra Magazin, Marco Maier.
O jornalista destaca no seu artigo publicado na Contra Magazin que a constante presença militar de navios russos no mar Mediterrâneo tem uma explicação racional: para a Frota russa do Mar Negro, este mar é a única saída para o oceano.
"Como qualquer grande potência, a Rússia tem seus próprios interesses nesta região [Mediterrâneo] e possui uma frota muito poderosa, constantemente usada para protegê-los […]. Moscou deve neutralizar a atividade agressiva da OTAN no mar Negro. A presença militar em grande escala no Mediterrâneo é o melhor meio de proteger as fronteiras do mar Negro ", sublinha o autor do artigo.
No fim de julho de 2017, a Rússia criou um grupo operacional baseado na cidade síria de Tartus. Este grupo funciona como uma espécie de freio que a Marinha russa pode usar contra o flanco sul da OTAN.
Atualmente, todo o Sul da Europa, que conta com bases da OTAN na Itália, Grécia, Bulgária e Turquia, está na zona de alcance dos mísseis Kalibr.
Maier opina que, no caso de um possível conflito, o primeiro lançamento desses mísseis será efetuado precisamente a partir dos navios russos posicionados no mar Mediterrâneo. Segundo o jornalista, a Rússia dá um passo lógico para manter sua presença permanente neste canto do mundo

Israel se torna 1º país a atacar com caças norte-americanos F-35

Israel se tornou o primeiro país a usar caças de quinta geração F-35 em combate, comunicou nesta terça-feira (22) Amikam Norkin, comandante da Força Aérea israelense.
Ao encomendar nos EUA 50 aviões F-35, e já tendo recebido nove deles, Israel continua sendo o único país no Oriente Médio a possui-los.
"Fomos os primeiros no mundo a usar F-35 em condições de combate", afirmou Norkin no decorrer de uma conferência internacional em Herzilya, acompanhando seu discurso com imagens de um F-35 israelense sobrevoando a capital libanesa de Beirute.
Porém, o militar não especificou quando e contra que país Israel utilizou caças de produção norte-americana de quinta geração. 
Norkin ressaltou que estes caças não participaram do último ataque à Síria, mas fizeram parte dos dois anteriores, acrescentando que mais de 100 mísseis terra-ar foram disparados contra caças israelenses durante missões na Síria. 
De acordo com o comandante israelense, os F-35 estão completamente prontos para combate e participam regularmente de missões operacionais. 
Na segunda-feira (21), várias testemunhas relataram ter ouvido uma série de explosões em uma área que, supostamente, abriga uma instalação militar iraniana nas proximidades de Damasco, segundo Sky News Arabia.
Há menos de duas semanas, as forças israelenses atacaram dezenas de "alvos iranianos", em resposta aos 20 mísseis lançados da Síria contra suas linhas de defesa no território das Colinas de Golã, anexadas pelos israelenses em 1981. Comentando o ataque, o porta-voz do ministro das Relações Exteriores iraniano qualificou o incidente como "ato de agressão".
Posteriormente, o Irã desmentiu seu envolvimento no ataque com mísseis contra Israel. Segundo Teerã, tratou-se da resposta síria à agressão israelense.

Rússia desenvolve projeto de novo submarino nuclear de 5ª geração

O projeto geral do submarino Khaski de 5ª geração e a definição de seu visual já foram estabelecidos, agora estão sendo desenvolvidas as características táticas e técnicas, anunciou Aleksey Rakhmanov, chefe da United Shipbuilding Corporation (Corporação Unida da Construção Naval, em português).
"Já terminamos o projeto conceitual do submarino de 5ª geração Khaski, assim como a definição de seu visual. Foram propostas diversas opções, temos de escolher a melhor", disse ao jornal russo Izvestiya.
"No momento, estão sendo desenvolvidas as características táticas e técnicas do novo submarino. Todo o resto sobre o Khaski é ainda segredo militar", acrescentou Rakhmanov.
Ainda há pouca informação sobre os submarinos nucleares multifuncionais de 5ª geração do projeto Khaski. Sabe-se que o submarino terá um sistema de mísseis de cruzeiro hipersônicos Tsirkon, mencionado pela primeira vez nos meios de comunicação em fevereiro de 2011. A suposta designação do sistema de mísseis é 3K-22 e do próprio míssil — 3M22.
Como foi informado recentemente pelo vice-comandante da Marinha da Rússia, Viktor Bursuk, a fabricação de submarinos nucleares do projeto Khaski será incluída no programa estatal de armamento para 2018-2025.