quinta-feira, 10 de maio de 2018

Classe Tamandaré: Damen e Wilson Sons realizam encontros para debater conteúdo local e desafios do mercado

Evento com fornecedores vai discutir a construção de Corvetas Classe Tamandaré para a Marinha do Brasil

A Damen Schelde Naval Shipbuilding, companhia holandesa e uma das líderes mundiais em construção naval, e a Wilson Sons Estaleiros realizam nos dias 9 e 10 de maio uma série de encontros com 18 fornecedores locais, no Guarujá (SP). O objetivo é unir esforços com os melhores prestadores de serviço no segmento de construção naval no Brasil para garantir o mais alto padrão de qualidade na execução do projeto de construção das Corvetas Classe Tamandaré para a Marinha do Brasil.
“Já temos experiência na construção de corvetas em três países – Holanda, México e Indonésia – e estamos preparados para mais esse contrato”, diz René Berkvens, CEO da Damen. “Nesses encontros, queremos compartilhar nossa visão com os fornecedores locais e discutir as oportunidades que a construção dessas corvetas trariam para as empresas envolvidas e para o mercado”.
Com mais de 9 mil funcionários, a Damen opera 33 estaleiros nos cinco continentes. Ao longo dos últimos 50 anos, a companhia construiu mais de 6 mil embarcações de diversos tipos e tamanhos. Na década de 1990, a Damen foi contratada pela Marinha do Brasil para a construção do veleiro Cisne Branco, embarcação que exerce funções diplomáticas e participou das comemorações dos 500 anos de descobrimento do país.
Se conquistar o contrato, as corvetas serão construídas nos estaleiros da Wilson Sons, no Guarujá. As duas empresas são parceiras há mais de 20 anos, com mais de 90 projetos elaborados em conjunto. Além de mais de 50 rebocadores e 20 embarcações de apoio offshore para clientes diversos, o portfólio dessa parceria conta também com 10 lanchas balizadoras para a Marinha do Brasil.
“Somos reconhecidos no mercado pelo nosso histórico de entregas dentro do prazo, dentro do orçamento, e seguindo as melhores práticas SMS e qualidade do mercado. Ter a Damen diretamente envolvida neste trabalho vai agregar ainda mais know-how para a construção das embarcações”, afirma o diretor executivo da Wilson Sons Estaleiros, Adalberto Souza.
Atualmente, a Wilson Sons Estaleiros está construindo quatro rebocadores com design Damen, além de estar trabalhando na conversão de um PSV (Platform Supply Vessel) para OSRV (Oil Spill Recovery Vessel). A companhia tem também programadas 18 docagens para 2018.

Sobre o Grupo Wilson Sons

O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima no mercado brasileiro e oferece soluções da cadeia de suprimento, com mais de 180 anos de experiência. A Companhia presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica, conectando as melhores soluções aos resultados esperados pelos seus clientes. Com presença nacional, atua de forma inovadora, acompanhando as tendências do mercado.

Israel ataca dezenas de alvos iranianos na Síria

Israel: Forças iranianas dispararam foguetes contra as colinas de Golã

Israel x Irã - Síria: Os piores ataques nos últimos 45 anos!

O que está por trás dos ataques israelenses contra posições iranianas na Síria?

Israel comunicou que realizou ataque a instalações iranianas na Síria.
O especialista Vladimir Fitin, em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, opinou sobre os possíveis objetivos dos militares israelenses na Síria.
"Israel está seguindo a mesma estratégia traçada há muito tempo que determina que a 'linha vermelha' é a permanência de bases militares iranianas com mísseis perto das fronteiras de Israel no território da Síria. Ele tem afirmado isso repetidamente e realizado consistentemente ações de destruição das bases militares no território sírio. E agora, sob a bandeira norte-americana, Israel intensificou seus ataques", disse o especialista.
Segundo ele, isso não deve levar a um conflito militar de grande escala entre Israel e Irã, porque cada uma das partes tem consciência das consequências catastróficas entre os maiores exércitos da região.
"Portanto, no momento, são apenas sinais demonstrados por Israel ao Irã: que ele não permitirá a intensificação da infraestrutura militar iraniana ao longo de suas fronteiras", ressalta.
Além disso, Jonathan Conricus, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, declarou que o Irá levará um longo tempo para se recuperar dos danos causados a suas forças na Síria pela Força Aérea de Israel e qualificou os ataques aéreos contra posições do Irã na Síria como uma das maiores operações aéreas de Israel nos últimos anos.

EUA aceleram desenvolvimento de armas hipersônicas para alcançar Rússia e China

A Força Aérea dos EUA lançou campanha ambiciosa para acelerar o desenvolvimento de armas hipersônicas em meio às preocupações de oficiais norte-americanos de que a Rússia e China podem estar deixando EUA para trás na elaboração destas armas.
"Estou trabalhando com a equipe para aceleração e estou seguro que aceleração significativa é possível", declarou Will Roper, porta-voz da Força Aérea para aquisição, tecnologia e logística, em entrevista à edição Warrior Maven
.O serviço quer ir adiante com a "solução 90%" eficaz ao invés de esperar muitos anos pela "solução 100%", segundo disse o oficial à mídia. No entanto, Will Roper não falou sobre o limite de tempo para as elaborações.
Armas ou veículos hipersônicos são aqueles cuja velocidade supera cinco vezes a velocidade do som, ou seja, superior a 3.800 m/h, limite este mal alcançado pela tecnologia de propulsão atual. A dinâmica fluída do ar a tal velocidade se comporta totalmente diferente a velocidades mais baixas da maioria dos mísseis e caças.
Roper ressaltou que a Força Aérea está desenvolvendo por um lado o protótipo de armas "boost glide" (com deslize aumentado) lançadas do ar para o espaço antes de usar a força de gravidade para atingir alvos a uma velocidade maior do que durante a descida. Além do mais, os engenheiros estão elaborando o segundo demonstrador para uma futura "Arma Hipersônica de Ataque Convencional", que conta com uma tecnologia mais madura.
"Os dois sistemas têm perfil de voo diferente, bem como tamanhos de carga diferentes e capacidades de ofensiva complementares", declarou o porta-voz à edição.
A corrida de desenvolver de armas hipersônicas foi assinalada mais cedo neste ano pelo comandante do Comando Estratégico dos EUA, John Hyten, que declarou em março que os EUA não têm nenhuma defesa capaz de neutralizar armas hipersônicas contra o país.
Hyten notou também que Moscou e Pequim "continuam se movendo depressa" na área do desenvolvimento de armas hipersônicas, em especial, de veículos deslizantes.

Ataques de Israel contra Síria matam ao menos 23 combatentes, relata mídia

Ao menos três pessoas morreram e mais duas ficaram feridas na sequência dos ataques israelenses contra a Síria, declarou na quarta-feira (10) o Comando Geral do Exército da Síria.
"Os ataques com vários mísseis do inimigo israelense causaram a morte de três pessoas, e outras duas ficaram gravemente feridas. Os nossos sistemas de defesa aérea conseguiram eficazmente e eficientemente repelir e destruir a maioria dos […] mísseis israelenses [lançados] um após o outro hoje de manhã contra uma série de instalações militares", cita a agência de notícias SANA a declaração do Comando Geral.
De acordo com o exército sírio, os mísseis de Israel também causaram danos à propriedade, em particular, à estação de radar, a um armazém de munição e a várias unidades de defesa antiaérea que foram destruídas.
Previamente, a agência de notícias AFP informou que os ataques israelenses contra várias áreas da Síria, na madrugada do dia 10 de maio, mataram ao menos 23 combatentes, incluindo 5 membros das tropas sírias e 18 soldados das forças aliadas.
Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos com base no Reino Unido, morreu um oficial das tropas sírias durante os ataques, adicionando que dentre outras vítimas também incluíram sírios e estrangeiros, comunica a AFP
.Dezenas de alvos iranianos na Síria foram atingidos pela Força Aérea de Israel depois das forças iranianas alegadamente terem anteriormente lançado cerca de 20 mísseis contra as posições israelenses na Síria.
No entanto, a informação sobre as vítimas não foi confirmada. Os alvos das forças israelenses supostamente incluíram armazéns de armas, instalações logísticas e centros de inteligência utilizados pelas forças de elite iranianas na Síria.
Conforme Israel, o ataque destruiu cinco sistemas antiaéreos sírios na sequência de severos bombardeamentos. Pela informação existente, nenhum avião militar foi atingido.
Por sua vez, o deputado iraniano para assuntos de segurança e política externa, Abolfazl Hassan Beigi, afirmou: "O Irã não tem presença militar na Síria, não tem bases. Israel está mentindo. Foi a Síria que efetuou os ataques ontem em resposta aos repetidos ataques contra o país. Israel deve perceber que a situação mudou e que agressão não ficará sem resposta".
Entretanto, o Ministério da Defesa da Rússia informou que 28 aviões F-15 e F-16 foram usados no ataque, com mais de 60 mísseis ar-terra lançados contra várias partes da Síria, sendo que metade não atingiu seus alvos. Israel também lançou mais de dez mísseis táticos do tipo terra-terra, diz-se no comunicado do ministério.
Na madrugada de 10 de maio, as forças antiaéreas sírias repeliram um ataque israelense. No entanto, Israel afirma que os ataques aéreos contra a Síria são represália ao ataque de mísseis pelas forças iranianas posicionadas no território sírio. Este já é o segundo ataque israelense contra a Síria nesta semana. Na madrugada de quarta-feira (9), Israel bombardeou os arredores a sul de Damasco.