domingo, 11 de fevereiro de 2018

SS6 derrubado F16 - Jugoslávia

F-16 israelense derrubado pela Síria. E agora?

F-16I Sufa, o caça feito sob medida para Israel

EUA estariam preparando 'arma perfeita' contra submarinos russos e chineses

De acordo com a edição norte-americana National Interest, em janeiro deste ano a Marinha dos EUA recebeu um navio não tripulado capaz de detectar submarinos silenciosos.

O comprimento do navio Sea Hunter (Caçador Marinho), entregue à Marinha dos EUA no âmbito do programa de criação de navios não tripulados para vigilância de submarinos diesel-elétricos (ACTUV, sigla em inglês), corresponde a 40 metros, enquanto sua velocidade máxima pode atingir 27 nós (ou 50 km/h). De acordo com a edição, este navio é a maior embarcação não tripulada do mundo.
Segundo estimam os militares, o Sea Hunter pode se tornar o primeiro exemplar de uma nova classe de navios não tripulados capazes de percorrer distâncias enormes. Vários especialistas indicam que a exploração do novo navio é mais barata em comparação com os contratorpedeiros tradicionais, uma vez que a exploração de um navio não tripulado custaria à Marinha dos EUA entre US$ 15 e 20 mil por dia, enquanto um contratorpedeiro exige o gasto diário de US$ 700 mil.
De acordo com NI, levando em consideração o aumento da quantidade de submarinos dos possíveis adversários dos EUA, o aperfeiçoamento da defesa antissubmarino representa para o país uma tarefa inadiável. Segundo várias estimativas, até 2030, a China aumentará a quantidade de seus submarinos diesel-elétricos até 75. O NI aponta também os êxitos da Rússia na recuperação da sua frota submarina arruinada após o fim da Guerra Fria.
Para vários especialistas, o Sea Hunter pode ser adotado em serviço da Marinha dos EUA já neste ano. Ademais, em dezembro do ano passado a Marinha norte-americana assinou o contrato para a criação de mais um navio não tripulado.

Eis os 'velhos guerreiros' que estão em serviço na Rússia e EUA há mais de 50 anos

As grandes potências investem enormes recursos no potencial de seus exércitos, e as notícias sobre o desenvolvimento de novos equipamentos bélicos, cada vez mais sofisticados, surgem quase diariamente. Mas até os exércitos mais avançados possuem “ases na manga” na forma de armamentos utilizados há décadas e que comprovaram sua alta eficácia.
Por razões financeiras ou capacidades de produção, nenhum país é capaz de rearmar todo o seu exército com um novo armamento de um dia para outro. Sendo assim, é bastante comum manter no exército "veteranos" que vêm demonstrando seu alto potencial há muito tempo.
Nesta matéria a Sputnik destacou várias armas deste tipo, que estão em serviço ativo na Rússia e nos Estados Unidos há mais de meio século.
Lançador múltiplo de foguetes BM-21 Grad
Herdeiros do famoso Katyusha, os sistemas de lançadores múltiplos de foguetes Grad entraram em serviço do exército soviético em 1963. De sua “mãe”, o Grad herdou o poder de fogo, simplicidade e fiabilidade.
Lançador múltiplo de foguetes BM-21 Grad
© SPUTNIK/ VITALY ANKOV
Lançador múltiplo de foguetes BM-21 Grad
Até agora, os sistemas deste tipo mantêm suas posições no exército da Rússia, bem como de outros cinquenta países. Em 20 segundos, o Grad é capaz de disparar 40 projetis reativos e atingir alvos a distâncias de 25 a 30 quilômetros.
Metralhadora M2 Browning
A metralhadora de calibre.50 (12,7mm), M2 Browning é um verdadeiro veterano das Forças Armadas dos EUA. Adotada em serviço há 85 anos, em 1933, esta arma continua permanecendo em serviço ativo até hoje, marcando presença em todas as guerras de que Washington e seus aliados participaram desde a Segunda Guerra Mundial.
M2 Browning norte-americano
M2 Browning norte-americano
A arma se instalava em carros todo-terreno, tanques, veículos blindados, helicópteros e até serviu como um fuzil de precisão, demonstrando um sucesso considerável. Os EUA fabricaram cerca de três milhões de unidades da M2, algumas das quais até chegaram à URSS no âmbito do programa Lend-Lease para ajudar as tropas soviéticas a se protegerem contra os ataques aéreos da Alemanha nazista.
Bombardeiros estratégicos Tu-95 e B-52
Os dois pilares da aviação estratégica da URSS e dos EUA entraram em serviço quase simultaneamente e, em muitos aspectos, têm um destino semelhante.
Hoje em dia, dos Tu-95, adotados em 1956, 60 aeronaves permanecem em serviço, enquanto dos B-52 norte-americanas, incorporados no exército dos EUA em 1955, 65 aviões continuam voando e cumprindo suas missões.
Bombardeiro estratégico russo Tu-95MS
© SPUTNIK/ ANTON DENISOV
Bombardeiro estratégico russo Tu-95MS
Desenvolvidos inicialmente para lançar bombas atômicas sobre o território de um possível adversário, posteriormente os dois bombardeiros estratégicos foram requalificados para combater ameaças menos "apocalípticas".
Os EUA empregaram seus B-52 como portadores de bombas convencionais durante as guerras no Vietnã, Iraque, Iugoslávia e Afeganistão, enquanto a Rússia batizou seus Tu-95, equipados com modernos mísseis de cruzeiro, durante a operação antiterrorista na Síria.
Bombardeiro estratégico B-52 da Força Aérea dos EUA
Bombardeiro estratégico B-52 da Força Aérea dos EUA
Vale destacar que os dois aviões não pretendem abandonar seu serviço. O Pentágono ampliou a vida útil dos B-52 até 2040, o que coincide com os planos da Defesa Russa quanto ao Tu-95.
Lançador de granadas RPG-7
O RPG-7, imediatamente reconhecível, entrou em serviço na União Soviética em 1961, e até hoje é o lançador de granadas antitanque mais popular do mundo.
As principais vantagens do RPG-7 são a simplicidade, durabilidade, infalibilidade e um potencial quase inesgotável de modernização. Essas qualidades permitiram produzir mais de nove milhões de lançadores de granadas dessa família.
Soldado russo com RPG-7
© SPUTNIK/ MIKHAIL VOSKRESENSKY
Soldado russo com RPG-7
O moderno exército russo continua empregando o RPG-7V2, dotado de uma ampla gama de munições capazes de alcançar qualquer alvo terrestre.
A arma se mostrou tão bem-sucedida que mesmo os EUA fabricaram suas cópias para os aliados de Washington "acostumados" ao armamento soviético, em vez de seus análogos ocidentais.
Veículo blindado M113
O M113 foi lançado na produção em série em 1960, e até agora representa o veículo blindado de transporte de pessoal com lagartas mais popular do planeta. No total, foram fabricados 85 mil veículos deste tipo.
Veículo blindado de transporte de infantaria M113 de produção norte-americana
Veículo blindado de transporte de infantaria M113 de produção norte-americana
A lista de suas modificações inclui variantes para a infantaria, morteiros autopropulsadas, versões antitanque e antiaérea, para engenharia, de reparação, etc.
Hoje em dia, o exército dos EUA mantém cerca de 5 mil unidades de M113 em serviço ativo. Outros 8 mil se encontram em reserva.

Irã declara fim 'da época dos ataques impunes' na Síria

O secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Ali Shamkhani, declarou o fim "da época dos ataques impunes" depois do incidente na fronteira da Síria com Israel.

O povo sírio provou desta vez que responderá a qualquer ato de agressão", disse o secretário citado pela agência iraniana Tasnim.
Ali Shamkhani sublinhou que os representantes do exército iraniano estão na Síria apenas como conselheiros militares.
No sábado (10), militares israelenses declararam ter interceptado um drone iraniano que violou o espaço aéreo vindo do território sírio. Como resposta, a Força Aérea de Israel atacou a base de drones na área de Palmira, ao que Síria, por sua vez, respondeu com fogo de defesa antiaérea e derrubou um avião israelense. A tripulação conseguiu se ejetar.
Mais tarde foi informado que Israel realizou mais um ataque contra 12 instalações militares sírias e iranianas na Síria. Damasco acusou Israel de agressão.