terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

O mercado mundial de submarinos continua a expandir, dizem analistas da indústria

Todos os anos, a Forecast International publica sua análise da construção submarina projetada para a próxima década. Nos últimos oito anos, a tendência em termos de número de submarinos projetados e seu valor total tem sido constante para cima.
A escala dos sucessivos aumentos de construção submarina em cada previsão não é surpreendente, mas o efeito cumulativo tem sido um aumento substancial no tamanho do setor de mercado submarino e na escala projetada da frota submarina mundial.Esse aumento lento e constante da taxa de construção submarina planejada combinada com a vida média do casco de um submarino sugere que os planos de produção atuais manterão uma frota de aproximadamente 235 SSKs, 114 SSNs e 44 SSBNs, para um total de 393 submarinos.
Isso ainda é menor do que a atual frota mundial de cerca de 430 cascos, mas o diferencial diminuiu de forma constante ao longo da última década. Na virada do milênio, o número de submarinos planejados era apenas suficiente para suportar uma força de 300 submarinos, o que implicava que a frota operacional mundial de submarinos provavelmente se contraíra.
Isso ocorreu devidamente, com a frota mundial de submarinos declinando dos 800 submarinos em serviço no final da década de 1980 para o nível atual de 430. Essa queda não foi tão dramática quanto parecia; um declínio existente na frota mundial de submarinos foi há muito mascarado por marinhas que mantêm os antigos submarinos no inventário, muito tempo depois de sua vida operacional ter terminado.
Alguns submarinos ainda listados como "operacionais" eram pouco mais do que embarcações de treinamento ou baterias de carregamento de bateria. Esses antigos e desgastados submarinos foram os primeiros a serem descartados quando o dinheiro se tornou apertado. Parece que os últimos sobreviventes do projeto chinês 035 classe Ming agora se enquadram nesta categoria.
A atual frota mundial de submarinos agora parece estar em equilíbrio com os atuais requisitos operacionais, e parece que a produção e os estoques estão rapidamente entrando em equilíbrio também. Uma avaliação de força calculada sugeriria que a Rússia pretende manter uma frota de cerca de 10 SSBNs, com os EUA provavelmente manterão uma frota de cerca de 14 e o Reino Unido e a França adicionando mais quatro cada uma.
Parece que a China está apontando para uma frota de cinco SSBNs, embora a nação provavelmente não conseguirá isso dentro do período de previsão. A Índia anunciou a intenção de construir seis SSBNs da classe Arihant.
Isso traz o número total de SSBNs para 43, um número que está começando a atingir os níveis projetados pelos números de produção atuais. Todavia, ainda há um déficit, levando-nos a esperar um novo aumento na taxa de construção de SSBNs que serão acomodados pelos programas SSBN (R) e SSBN (X).
No caso da frota de SSN projetada, é provável que o nível de força para os EUA agora se estabilize em torno de 50, deixando um total de 43 SSN em todo o mundo, dos quais 12 serão russo e 14 britânicos e franceses. O total de 17 para as marinhas brasileira, indiana e chinesa (a frota chinesa existente de cinco projetos 91 está sendo desativada quando o Projeto 093 entra no serviço) não parece implausível, dado os problemas financeiros e técnicos que enfrentam essas marinhas.
O mercado SSK também continuou a expandir à medida que mais países percebem a natureza econômica de uma frota de submarinos. Além dos times alemães e franceses, a China e o Japão estão fazendo uma grande pressão para estabelecer uma presença no mercado SSK. Os japoneses podem estabelecer uma nova posição no mercado vendendo submarinos diesel-elétricos para a Austrália.
Esta é, de fato, a posição australiana preferida, já que a classe japonesa Soryu reflete muitas das demandas operacionais especificadas pelos australianos. Os novos submarinos da China são significativamente mais avançados do que os projetos mais antigos. Recentemente, a China conseguiu obter uma grande ordem de exportação do Paquistão para o seu submarino diesel-elétrico Project 041.
Uma comparação das taxas de construção e dos requisitos operacionais sugere que há margem para novos aumentos nas previsões de construção submarina de 10 anos. Na verdade, com base nas tendências existentes, é provável que um aumento constante da construção submarina seja registrado por pelo menos mais quatro anos. Depois disso, a questão será se a frota mundial de submarinos começará a aumentar ou se os níveis existentes serão mantidos. O primeiro caso provavelmente verá uma maior taxa de construção submarina do que a última.
A Forecast International é um importante fornecedor de "Inteligência de Mercado e Consultoria nas áreas de sistemas aeroespaciais, de defesa, de energia e eletrônicos militares".
Fonte ukdefencejournal

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