terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Quando não se" para um grande ataque cibernético impactar o Reino Unido

O chefe do  Centro Nacional de Segurança Cibernética  alertou que um grande ciber-ataque é uma questão de "quando, não se".
Ciaran Martin disse que o Reino Unido até agora evitou um ataque de categoria um, definido como um ataque que pode paralisar a infra-estrutura. Durante uma entrevista de uma hora com o Guardião , Martin disse que antecipou tal ataque nos próximos dois anos.
"Eu acho que é uma questão de quando, não se e teremos a sorte de chegar ao final da década sem ter que desencadear um ataque de categoria.
A maioria dos países ocidentais comparáveis ​​experimentaram o que consideramos um ataque de categoria um, então tivemos a sorte de evitar isso até à data.
O que vimos ao longo do ano passado é uma mudança na motivação de ataque da Coréia do Norte do que você pode chamar de statecraft - interrumpir a infra-estrutura - através da tentativa de obter dinheiro através de ataques em bancos, mas também a implantação de ransomware, embora de uma maneira que não se manifestou da maneira que os atacantes quiseram ".
O último grande ataque foi o WannaCry ransomware que aleijou o NHS, este foi um ataque de categoria dois. As semelhanças foram detectadas entre esse ataque cibernético e o código usado por um grupo com links para o governo norte-coreano dizer Kaspersky e Symantec.
As empresas disseram que os detalhes técnicos dentro de uma versão inicial do código WannaCry são semelhantes ao código usado pelos hackers norte-coreanos ligados ao governo, Grupo Lazarus.
O ataque que atingiu o NHS trouxe à luz uma infecção global de ransomware, atingindo 75 mil computadores em 99 países, exigindo pagamentos de resgate em 20 idiomas.
O Ransomware é um malware de computador que se instala secretamente no dispositivo de uma vítima que monitora o ataque de extorsão criptoviral da criptovirologia que retém os dados da vítima como refém, ou monta um ataque de vazamento de criptovirologia que ameaça publicar os dados da vítima, até que um resgate seja pago.
Fonte, ukdefencejournal.

Nenhum comentário: