quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Submarino ARA San Juan: a Marinha confirma que houve uma explosão

A Marinha argentina confirmou hoje em uma conferência de imprensa que um evento "consistente com uma explosão" foi registrado na área onde o submarino ARA San Juan foi procurado há 8 dias. Ele desapareceu no Golfo San Jorge enquanto estava indo de Ushuaia para o seu estação na base naval de Mar del Plata.
Antes da conferência, esses últimos dados foram comunicados aos parentes dos 44 membros da tripulação na base naval de Mar del Plata, onde havia cenas dramáticas .
Uma operação internacional impressionante , em uma fase crítica , procura localizar o navio sem pausas. O último contato ocorreu na quarta-feira 15 e uma quebra das baterias foi relatada.
"Recebemos informações do embaixador na Áustria sobre um evento anômalo, singular, curto, violento e não nuclear consistente com uma explosão " , disse o capitão Enrique Balbi, porta-voz da Marinha. Ele acrescentou que as causas são desconhecidas.
A parte de hoje foi anunciada por 10 horas, "como todos os dias". Mas começou depois das 11:20 porque, de acordo com a força, não era até às 10:15 que os dados foram recebidos, o que corrobora informações que já estavam sendo tratadas pela Marinha dos Estados Unidos.
"Ainda estamos procurando, vamos continuar com o esforço de busca do submarino de San Juan ", disse Balbi.
A busca, que tem um impacto global , foi realizada mesmo em condições climáticas muito adversas, com ondas de até 7 metros. Mas não havia vestígios.
Neste período de 8 dias , surgiram várias faixas que foram descartadas : chamadas alegadas, flares, sons e até uma jangada.
Ontem, uma "anomalia hidroacústica" foi relatada e a possibilidade de uma explosão começou a ser investigada E hoje a mídia britânica publicou que a Marinha dos EUA achou "um objeto" na zona de rascunho, mas era outro alarme falso
 .A própria Marinha argentina emitiu mensagens controversas. Por exemplo, quando o caso foi conhecido publicamente , o porta-voz Balbi disse : " Se algo importante tivesse acontecido, um sinal especial teria sido emitido e isso não aconteceu ".
Marta Yañez, juiz federal de Caleta Olivia encarregada do caso, argumentou que "há uma informação muito sensível" , pois é um navio de guerra.
Enquanto isso, membros da família da tripulação foram instalados na base de Mar del Plata à espera de notícias e angústia crescente
 .O presidente Maurício Macri estava com eles e é oficialmente notado que ele está muito ciente da questão . "Continuamos a fazer tudo para encontrá-los o mais rápido possível", disse ele na terça-feira .
O principal foco de preocupação é o oxigênio : ainda não se sabe se o submarino em algum momento conseguiu renovar o suprimento.
Fonte  Clarin

Nenhum comentário: