sábado, 16 de setembro de 2017

Pesquisa mostra opinião da população dos EUA sobre ação militar contra Coreia do Norte

Caso a diplomacia e a pressão econômica falhem, 58% dos estadunidenses apoiam medidas militares contra a Coreia do Norte. Ainda assim, apenas 38% da população acredita que o país de Kim Jong-un irá atacar os Estados Unidos.
O apoio às armas é marcadamente diferente entre os eleitores dos partidos Republicano e Democrata: enquanto 82% dos republicanos acreditam na solução militar, o número de democratas que apoia tal medida é de 37%.
Os números são de uma pesquisa da Gallup publicada nesta sexta-feira (15).
O cenário encontrado hoje é diferente de quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez, em 2003, quando o então presidente George W. Bush disse que Pyongyang se armava com "armamentos de destruição em massa, enquanto seus cidadãos morrem de fome". Bush também elencou a Coreia do Norte como um país membro do "eixo do mal".
À época, 47% da população do EUA apoiava uma solução militar para lidar com o país de Kim Jong-un — em caso de falha da diplomacia e da pressão econômica.
A crença nestas ferramentas, diplomacia e sanções econômicas, passou por uma transformação ainda mais profunda. Hoje, 50% da população acredita que o impasse com a Coreia do Norte pode ser resolvido desta maneira, em 2003 este número era de 72%.
A pesquisa foi realizada por telefone entre 6 e 10 de setembro com uma amostragem aleatória de 1.022 pessoas, com 18 anos ou mais e residente em todos os 50 estados do país e no Distrito de Columbia.

Nenhum comentário: