quinta-feira, 18 de maio de 2017

IACIT apresenta tecnologia do Radar OTH

A IACIT, empresa brasileira com atuação consolidada no desenvolvimento de produtos e serviços de alta tecnologia, participa do SITDEF (6º International Defense Technology Exhibition & Prevention of Disasters), que acontece de 18 a 21 de maio, em Lima (Peru).

Visando expandir a presença na América Latina, a empresa levará as soluções exclusivas de contramedida eletrônica e apresentará a tecnologia empregada no desenvolvimento do primeiro Radar OTH brasileiro. A IACIT estará presente no estande da Israel Aerospace Industries (IAI) – Pavilhão Inka, estande 188.

Com tecnologia 100% nacional, a IACIT é a única empresa brasileira que oferece uma família completa de sistemas de contramedida eletrônica composta pelas soluções DRONEBlocker, COMBlocker e RCIEDBlocker, nas configurações fixa ou móvel.

A solução DRONEBlocker protege contra a ameaça de drones não autorizados e foi utilizada com enorme sucesso pelo Exército Brasileiro durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Totalmente integrada com sensores para detecção, identificação e rastreio através de sensores acústicos, sensores de RF, radares e câmeras capazes de detectar e identificar as ameaças, a solução conta com sistema de Comando, Controle e Inteligência (C2I), que permite a centralização da operação, configuração e gerenciamento de todo o sistema remotamente.

O RCIEDBlocker é um sistema de contramedida eletrônica contra explosivos acionados remotamente por dispositivos eletrônicos (RCIED) e sistemas de comunicação, como rádios, celulares, bluetooth, wireless e controles remotos. O sistema pode ser utilizado em plataformas fixas ou móveis, como viaturas (pick-up/blindados), maletas e mochilas, conforme a versão de configuração de canais e de potências do sistema e tem como objetivo a proteção de comboios e/ou de tropas com capacidade de bloquear ou interferir nas comunicações de RCIED.

Já o COMBlocker promove o bloqueio de comunicações celular e rádio com bastante eficiência, tanto na versão indoor, como salas seguras, quanto outdoor. Com o COMBlocker é possível bloquear uma área sem interferir na vizinhança, utilizando-se de antenas específicas para cada cenário, bem como ajuste de potência e frequências.

Além do Horizonte 

A IACIT também apresentará no evento no Peru a tecnologia e os primeiros resultados do Radar Além do Horizonte ou “Over The Horizon” (OTH), em operação no Rio Grande do Sul desde o final de 2016. O sistema único no país, e um dos poucos existentes em todo o mundo, foi desenvolvido em parceria com a Israel Aerospace Industries (IAI) e apoio da Marinha do Brasil, que cedeu a área na costa sul do país.

A tecnologia nacional adota o conceito de “surface wave” (onda de superfície) para a detecção de alvos, tornando-o um sistema exclusivo e diferenciado. O conceito “surface-wave” garante rastreabilidade de uma área maior, já que os sensores fazem uma “varredura” seguindo a curvatura da Terra, sendo mais eficiente que os radares convencionais que têm o alcance limitado pela linha de visada direta.

Operando na faixa de HF, o Radar é capaz de monitoração além do horizonte de centenas de quilômetros no ambiente marítimo. O radar emprega tecnologia “phased array” e um sistema específico de técnicas de eliminação de interferências o qual proporciona uma confiável e persistente cobertura de ampla área marítima em todo o tempo, independente das condições meteorológicas ou condição do mar (sea state).

Certificada pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica de Defesa (EED), a IACIT vem atuando há mais de 30 anos em projetos ligados ao setor. Com a criação do Departamento de Engenharia de Pesquisa e Desenvolvimento e a implantação de uma unidade fabril há cerca de 10 anos, a empresa ampliou o portfólio de produtos e serviços.

Atualmente, a IACIT é a única empresa brasileira fabricante de auxílios à radionavegação aérea, e fabrica também radares meteorológicos, radares Oceânicos, radares para Vigilância Marítima – OTH, sistemas de telemetria e telecomandos e equipamentos e soluções de contramedida eletrônica aplicadas à segurança pública e defesa.

Possui uma estrutura de engenharia certificada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas complexas tanto para hardware como para software estabelecida em São José dos Campos, tendo lançado recentemente produtos meteorológicos de software baseados em redes neurais artificiais (RNA) para aplicação a gestão do tráfego aéreo, proporcionando grandes benefícios para rotas e pouso de aeronaves.
 COMBlocker

Nenhum comentário: