quinta-feira, 20 de novembro de 2014

AKER LANÇA SISTEMA DE PROTEÇÃO NACIONAL CONTRA ESPIONAGEM E AMEAÇAS CIBERNÉTICAS

A Aker Security Solutions, primeira empresa brasileira de produtos e serviços para proteção de dados a entrar para o Quadrante Mágico de Firewall UTM do Gartner, acaba de lançar sua nova solução avançada de proteção contra ameaças virtuais e espionagem digital.

Trata-se da mais recente atualização da plataforma Aker IPS/IDS, que compreende todas as funcionalidades de um Sistema de Detecção e Prevenção de Intrusões e de filtro de aplicações web.

O novo Aker IPS possui mais de 25 mil assinaturas com atualizações diárias e com foco em detecção de Zero-day e Malware. A solução traz uma interface autoexplicativa, através da qual o usuário pode editar políticas de permissão ou proibição de tráfego, inclusive com diferenciação por níveis hierárquicos.

O sistema está preparado para identificar e enfrentar todos os tipos de código malicioso e modalidades de ataque, tais como malwares, ataques de negação de serviço e tentativas de invasão através de backdoors (vulnerabilidades acidentais - ou maliciosas - existentes em itens de software ou hardware).

O lançamento é resultado de uma iniciativa de P&D iniciada pela Aker no final de 2012, quando vieram à tona diversos casos internacionais de violação de confidencialidade de dados em órgãos de governo e em empresas estratégicas, entre eles o Governo Brasileiro e a Petrobrás.

O desenvolvimento do novo Aker IPS contou com o apoio da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e enquadra-se no contexto da indústria nacional de segurança em busca da criação de uma base tecnológica independente para o mercado brasileiro em termos de segurança digital.

Seu mecanismo de operação garante velocidade máxima na detecção de desvios de padrão de tráfego ou na detecção de padrões compatíveis com o funcionamento das ameaças.  

A solução também conta com a capacidade de inspecionar e bloquear, em tempo real, aplicativos e operações de transferência de arquivos do tipo P2P (peer to peer) como Torrent e TOR, realizando bloqueios de downloads e a proteção contra IP Spoofing (falsificação de endereços).

De acordo com Rodrigo Fragola, Presidente da Aker, um dos diferenciais do Aker IPS é sua capacidade de oferecer proteção rigorosa, mas sem exigir que as empresas excluam o uso de redes sociais ou o acesso a seus dados através dos smartphones dos colaboradores. "Buscamos superar o modelo internacional de IPS/IDS ao viabilizar o uso produtivo desses novos modelos de rede com o mesmo nível de proteção que hoje é empregado para a rede fixa convencional", afirma o executivo.

O Aker IPS também permite a criação de White Lists, a fim de evitar bloqueios indevidos e interrupções do fluxo de trabalho.

SEGURANÇA NACIONAL BLOG.SNB

Nenhum comentário: