quarta-feira, 29 de outubro de 2014

DCNS apresenta o SMX®-Océan, um novo submarino convencional de águas azuis

A DCNS está apresentando na Euronaval 2014 um novo submarino de ataque de propulsão convencional (SSK) batizado de SMX®-Océan. O novo SSK é baseado no novo submarino de ataque francês de propulsão nuclear “Suffren” ou “Barracuda”, com inovações que proporcionam excelente desempenho.
Líder mundial em defesa naval e inovador em energia, o Grupo DCNS e seus 13.600 funcionários estão empenhados em aplicar o seu avançado know-how para ajudar a manter os oceanos seguros e protegidos. A especialização internacionalmente aclamada do Grupo é perfeitamente ilustrada pelo projeto SMX®-Océan.
Desempenho excepcional
Este inovador conceito de navio promete capacidades de autonomia e de desdobramento submersos que são sem precedentes para um submarino de propulsão-convencional. Com autonomia de até três meses, o SMX®-Océan poderia atravessar o Atlântico seis vezes sem emergir. Sua velocidade de trânsito é de até 14 nós.
Para atingir esse nível de desempenho, as equipes da DCNS desenvolveram e combinaram uma série de inovações, incluindo um sistema de propulsão independente do ar (AIP) de alta performance, utilizando células de combustível de segunda geração para autonomia submersa de até três semanas.
O SMX®-Océan é equipado com o mesmo sistema de combate e provisão para missões de forças especiais e o arranjo geral do SSN Barracuda.
Poder de fogo 4D: efetivo contra ameaças sob a água, na superfície e em terraCom um total de 34 armas incluindo torpedos, minas, mísseis antinavio, mísseis de cruzeiro e antiaéreos, o poder de fogo do SMX®-Océan será sem precedentes para um SSK. O conceito do SMX®-Océan também inclui lançadores verticais, outra grande inovação no design de um SSK, para fornecer uma capacidade de salva para ataques com mísseis de cruzeiro contra alvos terrestres.
Um submarino multifunção reconfigurávelO SMX®-Ocean oferece mais capacidades multifunção do que qualquer outro submarino de seu tipo. Ele pode operar sozinho ou como parte de um grupo de ataque ou outro desdobramento naval, e será o único submarino convencional com a capacidade de enviar forças especiais, mergulhadores de combate, veículos não tripulados subaquáticos (UUVs) e veículos aéreos não tripulados (UAVs).
Escolta de grupo de navio-aeródromoEquipado com datalinks táticos atendendo às normas internacionais, o SMX®-Ocean é ideal para papéis de escolta de grupo de porta-aviões em apoio às operações da coalizão em qualquer teatro de operações.Dados técnicos
Comprimento: 100 m
Altura: 15,5 m
Boca: 8.8 m
Deslocamento: 4.750 t
Máxima profundidade de operação: 350 m
Máxima velocidade, submerso: 20 nós
DIVULGAÇÃO: DCNS
SEGURANÇA NACIONAL BLOG.SNB

Nenhum comentário: