sexta-feira, 19 de setembro de 2014

NANOSSATÉLITE SERPENS APROVADO EM TESTES DE SEGURANÇA

 O cubesat Serpens passou nesta quinta (18) e sexta-feira (19) por uma série de testes na Agência Espacial Brasileira (AEB) visando ao seu lançamento a partir da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Os procedimentos, realizados por técnicos da Japan Manned Space Systems Corporation (Jamss), foram voltados para a checagem de itens de segurança do nanossatélite envolvidos na etapa final de seu lançamento no espaço.
Todas as informações coletada nesta fase servirão como uma espécie de guia para nortear a sequência de testes que serão realizados até o lançamento. O foco foram os detalhes das operações já realizadas e as futuras.
O Fit Check foi o primeiro teste físico sobre o nanossatélite, a ação dos técnicos foi encaixa-lo a célula de transporte, chamada de JSSOD, e verificar se o Serpens está compatível com as dimensões do dispositivo. É encapsulado na célula que o pequeno satélite é enviado para o laboratório espacial para lançamento.
Aprovação - O resultado foi considerado positivo após ajustes providenciados pela equipe de bolsistas da AEB integrantes do Projeto Serpens.
Após as alterações, houve a Inspeção de Pontas Cortantes, ou Sharp Edge Inspection, na denominação em inglês, que consiste no deslizamento da mão do técnico com uma luva especializada pelas extremidades do cubesat para detectar possíveis rebarbas cortantes. O teste é necessário para se eliminar qualquer entrave que possa ocorrer caso o lançamento tenha que ser feito manualmente, o que ocorre em condições remotas. O teste apontou pequenos pontos cortantes no Serpens que serão especificados em seu manual de segurança.
Na próxima semana a equipe do Projeto Serpens se desloca para São José dos Campos (SP) para iniciar a campanha de segurança para o lançamento, em que serão apontados outras especificações necessárias para o envio do Serpens ao Japão.
 Coordenação de Comunicação Social (CCS)
 Foto: Valdivino Júnior/AEB – Célula JSSOD, da qual o Serpens será lançado da ISS.
 Foto: Valdivino Júnior/AEB – Técnico examina o cubesat Serpens na bateria de testes na AEB.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG.SNB

Nenhum comentário: