sábado, 23 de agosto de 2014

FTI lançado na Operação Raposa

O décimo primeiro Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) foi lançado com sucesso hoje, dia 21 de agosto de 2014, às 13 horas e 46 minutos, durante a Operação Raposa, que ocorre no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Esse lançamento teve como objetivo o treinamento das equipes para o lançamento e o rastreio do veículo VS-30 V13, que levará uma carga útil denominada EPL (Estágio Propulsivo Líquido), que utiliza etanol e oxigênio líquido.
 Além da carga útil EPL, desenvolvimento conjunto do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e da empresa Orbital Engenharia, o VS-30 V13 levará o sistema GPS para uso espacial, desenvolvido em cooperação entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o IAE. Esses projetos contaram com suporte financeiro da Agência Espacial Brasileira (AEB).
 O teste bem sucedido dos meios de rastreio do CLA, do IAE e da Agência Espacial Alemã (DLR) é de fundamental importância para o êxito do próximo lançamento, já que não haverá recuperação da carga útil.
 Iniciada no dia 12 agosto de 2014, a Operação Raposa é apoiada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com participação de diversas organizações militares subordinadas ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – IAE, CLA e CLBI, ao Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) - Segunda Força Aérea (II FAE) e Quinta Força Aérea (V FAE) e o 1º Comando Aéreo Regional (I COMAR) e à Marinha do Brasil.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG.SNB

Nenhum comentário: