quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Oficial russo minimiza preocupações sobre o futuro da Proton

RIA Novosti) - Um oficial russo top supervisionar o setor de defesa do país, disse quarta-feira que os lançamentos do foguete Proton de Moscou-arrendado cosmódromo Baikonur devem continuar.
Os laços entre a Rússia eo Cazaquistão foram duramente testados por uma explosão do foguete de carga pesada em julho, que espalhou 600 toneladas de propelentes tóxicos de fogo nas proximidades do local de lançamento lá no fundo a grande nação da Ásia Central.
O Cazaquistão exigiu US $ 89 milhões em compensação por esse incidente, mas tem havido especulação Moscou está disposto a pagar essa quantia, levantando dúvidas sobre as perspectivaspara a Proton , que atualmente é lançado somente a partir de Baikonur.
Vice-primeiro-ministro Dmitry Rogozin disse deputados quarta-feira na Duma, a câmara baixa do Parlamento, que havia discutido o assunto com o presidente Nursultan Proton Nazarbayev em uma recente visita a capital do Cazaquistão, Astana.
"No curso das coisas chegamos a um entendimento mútuo sobre a retomada Proton lança a partir de Baikonur", disse Rogozin.
Os termos exatos do acordo ainda não estão claros.
Lançamentos do Proton havia sido suspenso por três meses após uma explosão da Proton em julho . Cazaquistão há muito tempo tem reservas sobre o uso de combustíveis tóxicos em Baikonur e insistiu uma limpeza ser concluída antes de lançamentos de retomada.
Rússia lançou quatro prótons desde o desastre de julho.Em janeiro, Kazcosmos agência espacial do Cazaquistão ameaçou se retirar de um projeto conjunto com a Rússia para construir uma nova barra de lançamento em Baikonur.
A situação foi resolvida em fevereiro com um acordo para lançar o foguete ucraniano Zenit-feita na proposta do novo local, em vez de o Angara russo, como foi previamente planejado.
Os termos do contrato de arrendamento para Baikonur ter sido objeto de disputa desde a dissolução da União Soviética em 1991. A Rússia atualmente aluga as instalações por US $ 115 milhões por ano.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG,SNB

Nenhum comentário: