quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Uma cópia de documentos de imigração de Snowden russos são vistos em uma tela de computador

(RIA Novosti) - Edward Snowden, os EUA ex-empreiteiro inteligência que foi escondido em um aeroporto de Moscou por mais de um mês, foi concedido asilo temporário e, finalmente, deixou o aeroporto de quinta-feira, um advogado russo que tem sido ajudando o fugitivo dos EUA.
Anatoly Kucherena disse à RIA Novosti que ele tinha dado Snowden um documento oficial de concessão de asilo temporário de um ano na Rússia, o que lhe permite deixar o Sheremetyevo Airport zona de trânsito, onde ele tem ficadodesde sua chegada em Moscou, em um vôo de Hong Kong em 23 de junho.
Uma fonte Sheremetyevo confirmou que Snowden tinha deixado o aeroporto, com um oficial de segurança dizendo que ele cruzou a fronteira para a Rússia cerca de 03:30, horário de Moscou. Kucherena disse Snowden deixou o aeroporto em um táxi comum "para um lugar seguro", mas disse que seu paradeiro não ser divulgados, como ele é um dos fugitivos mais procurados do mundo.
"A questão da segurança é um assunto muito sério para ele", acrescentou o advogado.
Kucherena observou que a lei russa Snowden dá o direito de escolher onde ele vai viver na Rússia, mas, além da segurança, o dinheiro poderia desempenhar um papel na escolha do local e acomodações, como Snowden "realmente [não tem] muito lo ".
Snowden é procurado nos Estados Unidos em espionagem e roubo de cargas após o vazamento de informações confidenciais sobre os programas de vigilância da Agência de Segurança Nacional dos EUA. Ele pediu asilo temporário na Rússia em 16 de julho.Washington tem epeatedly chamado a Moscou para rejeitar o pedido de Snowden e enviá-lo de volta para os Estados Unidos para ser julgado.
Kucherena disse Snowden sofreria um "curso de adaptação" Quinta ", porque ele tem sido na zona de trânsito por um longo tempo." Não ficou imediatamente claro que o curso implicaria ou, de fato, se a frase foi feito literalmente ou figurativamente .
Os free-voz do WikiLeaks grupo de defesa disse via Twitter que Snowden tinha deixado o aeroporto ", sob os cuidados do WikiLeaks 'Sarah Harrison," que supostamente voou para Moscou junto com Snowden em junho.
"Gostaríamos de agradecer ao povo russo e todos os outros que ajudaram a proteger o Sr. Snowden," a organização escreveu em sua página no Twitter. "Ganhamos a batalha - agora a guerra."
Atualizado com comentários adicionais do Kucharena e WikiLeaks.
SNB

Nenhum comentário: