terça-feira, 6 de agosto de 2013

Que piloto dos EUA foram Segredo Prisioneiro Soviética - New Film

 RIA Novosti) - Um documentário previsto para ser lançado este mês aborda o destino trágico e misterioso de Força Aérea dos EUA piloto Harry Moore, cuja família acredita que se tornou um prisioneiro de guerra na União Soviética após seu avião foi derrubado durante a Guerra da Coréia seis décadas atrás.
"A questão de fundo é dar o fechamento Moores, como o que aconteceu com Harry," Esperança Manna, escritor e produtor de "Mantendo a promessa viva", disse a RIA Novosti por telefone, de Idaho na terça-feira.
O filme, previsto para ser lançado em DVD no final deste mês, gira em torno de uma busca pela viúva eo irmão de Moore para descobrir a verdade sobre o destino do piloto norte-americano depois de os militares dos EUA informou em 2002 que uma comissão russo-americana conjunta obteve evidências sugerindo Moore teve sobreviveu a um tiroteio com 1.951 aviões de guerra soviéticos durante a Guerra da Coréia e posteriormente foi interrogado pelos militares soviéticos.
A revelação veio quase 50 anos depois de a Força Aérea notificado a família de Moore em 1953 que o piloto foi presumido ter sido morto em ação. Lois viúva de Moore e seu irmão Bob casou no ano seguinte, adicionando uma camada emocional potente para a perspectiva de que o piloto tinha realmente sobreviveu e ainda poderia estar vivo.
"Aqui nós estávamos, casado há 48 anos sobre a suposição de que ele tinha sido morto", Bob Moore disse à RIA Novosti por telefone, de Idaho. "Então, obviamente, isso foi uma coisa muito emocionante para nós."
Os Estados Unidos nunca confirmou oficialmente que os prisioneiros de guerra norte-americanos foram detidos na União Soviética, embora então senador dos EUA e agora Secretário de Estado John Kerry disse em um relatório de 1992 do Senado sobre a Segunda Guerra Mundial, Guerra da Coréia e da Guerra Fria prisioneiros de guerra que então russo Presidente Boris Yeltsin disse que vários soldados americanos foram capturados e presos pelos soviéticos.
"O presidente Yeltsin admitiu que alguns americanos foram presos na antiga União Soviética após a Segunda Guerra Mundial", Kerry, disse no relatório . "Ele disse que alguns prisioneiros norte-americanos foram interrogados pelos soviéticos durante a Guerra da Coréia, e ele reconheceu a captura e prisão de talvez uma dúzia de pilotos durante o período da Guerra Fria."
A Comissão Conjunta EUA-Rússia em POW / MIAs, formada em 1992 por Yeltsin e, em seguida, o presidente dos EUA, George HW Bush, disse em um relatório de 2010 que "há uma alta probabilidade de que os prisioneiros de guerra americanos da Guerra da Coréia, foram transferidos para a antiga URSS. "
A carta de 2002, o Moores recebeu do Pentágono continha elementos de prova intrigante que o piloto pode ter sido capturado pelas forças soviéticas após o F-51 da aeronave estava voando foi abatido por um soviético MiG-15 jet fighter patrulhamento durante uma missão de reconhecimento sobre o Norte Coréia em 1 de Junho de 1951.
Pesquisadores americanos Vasculhando os arquivos militares russos descobriram um relatório de combate soviético do mesmo incidente em que o avião de Moore caiu e entrevistou o piloto soviético que disse que seguiu o avião dos EUA até que ele pousou com segurança 20 a 30 metros (65 a 98 pés) a partir da costa de uma ilha no Golfo coreano, de acordo com a carta do departamento do Pentágono responsável por POW assuntos.
O piloto soviético disse pesquisadores norte-americanos que o piloto norte-americano deveria ter sobrevivido ao pouso forçado, mas que ele não sabia nada sobre o seu destino.Um piloto de caça soviético diferente, Igor Sarsa, disse pesquisadores norte-americanos que ele tinha ouvido falar que um piloto interrogado por um comandante soviético era o capitão Gary ou Harry Moore ", que havia sido derrubado no verão de 1951", de acordo com um documento obtido pelo Moores.
O mesmo documento cita uma entrevista dada por um homem chamado Nikolai Belyakov no qual ele afirmou que um americano interrogado pelo mesmo comandante citado por Savsa posteriormente enviado para servir como instrutor na Academia da Força Aérea Soviética, na cidade de Monino nos arredores de Moscou.
Bob Moore, 87, disse que ele e Lois decidiu juntar-se com Manna e co-produtor Kellie Allred para produzir o documentário, há dois anos depois de suas tentativas para localizar mais documentação sobre o destino de Harry Moore correu para a parede.
O filme foi exibido pela primeira vez em Virginia no mês passado, e uma segunda triagem está marcada para 08 de agosto, em Washington. Está previsto para ser lançado em DVD em 27 de julho, o 60 º aniversário do armistício da Guerra da Coreia.
Bob Moore espera que o filme também vai ajudar a estimular os Estados Unidos ea Rússia para aumentar os seus esforços para confirmar os destinos de Moore e outros militares norte-americanos que podem ter sido enviados para a União Soviética.
"Até agora não temos sido capazes de obter uma série de informações a partir dos arquivos russos, por isso esperamos obter um melhor relacionamento entre o nosso governo eo governo russo", Bob Moore disse à RIA Novosti.
Harry Moore e Lois, agora com 85 anos, teve uma filha antes de o piloto sumiu quem seu irmão levantou como sua. O desejo de descobrir exatamente o que aconteceu com o Capitão Moore tornou-se uma missão de família, todo o caminho até os seus bisnetos, o casal diz.
"Quando nós não podemos fazê-lo por mais tempo, eles vão continuar", disse Lois.
SNB

Nenhum comentário: