domingo, 25 de agosto de 2013

Projeto DPA-VANT realiza primeira decolagem automática.

Campo Montenegro,
Uma das mais importantes metas do Projeto DPA-VANT foi alcançada neste domingo, dia 18 de agosto: a realização da primeira decolagem automática do VANT Acauã. Os ensaios em voo foram executados durante a Operação DPA 6, na Academia da Força Aérea - AFA, em Pirassununga, SP. O período da operação foi de 14 a 20 de agosto de 2013.
Os objetivos principais da operação foram o primeiro vôo do Protótipo 03 do VANT Acauã, a verificação de nova configuração dos equipamentos e novas funcionalidades do software embarcado e execução dos ensaios iniciais de decolagem automática.
Foram realizadas, com sucesso, corridas no solo para comprovação do controle direcional no solo e seis voos de ensaio. Dois destes vôos foram com decolagem automática.
Participaram da operação, integrantes do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e das empresas Bossan Computação Científica (BCC), responsável pelo software embarcado, e Flight Technologies, pelo piloto automático.
O Projeto DPA-VANT visa o desenvolvimento de um demonstrador de tecnologia de um Sistema de Decolagem e Pouso Automáticos (DPA) para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT). O projeto é coordenado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e conta com a participação do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM). É apoiado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), tendo recursos financeiros disponibilizados pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Fotos: José Ângelo de Aquino (IAE) e Celso Martins de Silveira (IAE).
IAE......SNB

Nenhum comentário: