quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Índia, Rússia INE ver olho no olho sobre segurança cibernética

Shivshankar Menon e Nikolai Patrushev discutido como os dois países podem cooperar e colaborar mais estreitamente para garantir uma melhor segurança no espaço cibernético.
Na esteira das revelações de ampla americana de espionagem em aliados e inimigos, Índia e Rússia têm preocupações comuns sobre a segurança cibernética e também estão na mesma página em soluções para esta questão controversa.
Da Índia National Security Advisor Shivshankar Menon encontrei o general Nikolai Patrushev, secretário do Conselho de Segurança da Rússia à margem do 4 º "Encontro Internacional de altos funcionários responsáveis ​​pelas questões de segurança", que foi realizada na Universidade do Extremo Oriente Federal em Vladivostok a partir de 02 de julho de 4.Reiteraram seu compromisso de compartilhar informações em tempo real sobre questões como a segurança cibernética, o Afeganistão eo terrorismo como eles têm feito no passado.
Menon é aprendido ter dado a sua mente para Patrushev sobre como a Índia ea Rússia poderiam cooperar e colaborar mais estreitamente para garantir uma melhor segurança cibernética. Um processo mais aprofundado de discussão de nível técnico pode ser lançado em breve.
Aliás, o discurso de Menon na reunião Vladivostok demonstrou quão seriamente a Índia está olhando para a questão da segurança cibernética.Menon descreveu espaço cibernético como o quinto domínio de "atividade humana", além de terra, mar, ar e espaço.
Sem nomear qualquer estado individual, Menon mencionou que até mesmo os países estavam explorando as vantagens do anonimato e inter-conectividade do ciberespaço e, como criminosos e terroristas, tentando realizar o roubo de identidade e fraudes financeiras, a conduta espionagem, perturbar infra-estruturas críticas, facilitar atividades terroristas , roubar informações corporativas e software malicioso plantas e Trojans que pode ser explorado de diversas maneiras. "Por causa do anonimato ea dificuldade de atribuição, assegurando ciberespaço contra o uso indevido por qualquer dos Estados ou atores não estatais é um desafio multidimensional que requer esforços concertados por parte de todos os interessados", Menon disse em seu discurso na conferência.
Em seu discurso, disse Menon segurança cibernética envolvido "ameaça acompanhamento, avaliação, mitigação, gestão de risco, análise forense, o endurecimento de sistemas e capacitação tanto em termos de recursos técnicos, bem como humano." Ele acrescentou que esses "avanços técnicos necessários para torná-lo possível para que sejamos capazes de redefinir o anonimato de modo a separar legítimo de outros usos do ciberespaço ".
AfeganistãoMenon e Patrushev, que têm estado em contato regular com o outro e discutindo todas as questões, especialmente o pós-2014 no Afeganistão, pegou o fio sobre este assunto, onde eles deixaram última vez.
As autoridades de segurança de topo concordaram que a retirada gradual das tropas americanas e da NATO do Afeganistão no próximo ano, começando em fevereiro, vai representar um grande risco para ambos e para a segurança regional.
Avaliação dos russos é que, em primeiro lugar, os Estados Unidos não vai retirar todas as suas tropas do Afeganistão em 2014. Mesmo que os EUA estavam a fazê-lo, os russos estão convencidos de que os americanos não vão repetir os erros do passado e vai manter um mecanismo que lhes permite lançar um ataque militar considerável e eficaz em qualquer lugar no Afeganistão, sempre que necessário.
Eles também discutiram os desenvolvimentos recentes sobre negociações diretas dos americanos com o Taliban, a abertura do escritório do Taliban no Catar e suas implicações. A Rússia tem até agora se absteve de tomar publicamente uma posição sobre esta questão, enquanto indiano External Affairs ministro Salman Khurshid recentemente tinha criado uma vibração, acolhendo as negociações com o Taliban .
A reunião Vladivostok
Aliás, a reunião Vladivostok também virou um foco feixe de laser sobre o terrorismo em suas múltiplas formas e de segurança, como delegados de 60 países discutiram três questões de segurança importantes: (i) "a cooperação internacional contra o Branqueamento de Capitais como Fator de reforçar a segurança global e regional" , (ii) "direcções principais de reforço da segurança internacional e regional dos Transportes", e (iii) "Convergência de Ciências e Tecnologias - Novos desafios e potenciais ameaças" que tratavam com o crime cibernético.
O "Encontro Internacional de altos funcionários responsáveis ​​pelas questões de segurança" é uma iniciativa da Rússia que visa trazer a comunidade internacional na mesma página e promover uma cooperação mais estreita de segurança global para lidar com o flagelo do terrorismo.Este foi o quarto ano consecutivo em que foi realizada esta reunião.
Para o crédito dos exércitos é que todos os delegados aprovou a iniciativa da Rússia e da reunião Vladivostok concluído com aprovação da declaração do presidente. Os participantes concordaram que ele vai ser uma situação ganha-ganha para todos, se a comunidade internacional pode preparar uma atmosfera de confiança mútua e cuidar dos interesses um do outro. 
SNB

Nenhum comentário: