sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Edward Snowden 'No Safe Place Com amigos' - Advogado russo

(RIA Novosti) - Edward Snowden, que é procurado pelos Estados Unidos por vazar informações classificadas em programas de vigilância dos Estados Unidos e quefoi concedido asilo temporário quinta-feira pela Rússia , decidiu para onde vai viver e está em um cofre lugar com os amigos, um advogado russo que o ajudou com a sua oferta de asilo nesta sexta-feira.
"Snowden está em um lugar seguro. Eu não sugeri a ele, era a sua decisão ", disse o advogado Anatoly Kucherena. "Ele vai decidir por si mesmo como viver a sua vida de agora em diante. Ele tem amigos com ele, incluindo os americanos, com os quais ele fez contato via seus amigos dos Estados Unidos, quando ele ainda estava no [aeroporto] zona de trânsito ", disse Kucherena TV dozhd.
O advogado disse aos jornalistas quinta-feira que o paradeiro de Snowden não seriam divulgadas no interesse da segurança do ex-empreiteiro inteligência, descrevendo-o como "um dos fugitivos mais procurados do mundo."
Snowden é procurado nos Estados Unidos em espionagem e roubo de cargas após o vazamento de informações confidenciais sobre os programas de vigilância da Agência de Segurança Nacional dos EUA. Ele passou mais de um mês na zona de trânsito do aeroporto Sheremetyevo, em Moscou depois de chegar em um vôo de Hong Kong no dia 23 de junho, e finalmente deixou o aeroporto de quinta-feira depois de receber asilo temporário de um ano na Rússia.
Washington tem apelado repetidamente em Moscou para rejeitar o pedido de Snowden e enviá-lo de volta para os Estados Unidos para ser julgado.
A organização de direitos humanos Anistia Internacional saudou a decisão da Rússia de conceder Snowden asilo temporário como uma "evolução positiva" e pediu às autoridades russas a respeitar os direitos do Snowden.
"Ele deveria ser autorizado a viajar livremente, inclusive fora da Rússia, se ele quiser", disse a Anistia Internacional em um comunicado em seu site quinta-feira.
Kucherena disse Vesti FM nesta sexta-feira que Snowden gostaria de viajar ao redor da Rússia, mas que não era seguro para ele fazê-lo.
"O nível de perigo que existe para ele torna impossível para ele sair e caminhar ao redor da Praça Vermelha ou ir pescar em algum lugar", disse Kucherena.
O advogado negou o boato de que Snowden tinha sido boates em sua primeira noite depois de sair do aeroporto, acrescentando que a 30-year-old americano era uma pessoa muito modesta.
Kucherena disse Vesti FM que estava atualmente trabalhando na obtenção de vistos russos para o pai e advogado de Snowden, e que esperava que eles iriam vir para a Rússia o mais breve possível. Ele acrescentou que o fugitivo dos EUA iria decidir o que fazer com eles, uma vez que eles chegam.
"Se as declarações ameaçadoras continuam a vir da administração presidencial dos EUA, é claro que ele vai se preocupar com sua segurança", disse o advogado.
SNB

Nenhum comentário: