quinta-feira, 4 de julho de 2013

SAAB COMEÇA A MONTAR O PRIMEIRO GRIPEN NG EM REGIME DE PRÉ-PRODUÇÃO

Gripen NG, a SAAB anuncia o início da montagem da fuselagem dianteira da aeronave, que será a primeira parte a ser construída, em regime de pré-produção, do modelo de teste chamado 39-8.

A construção do Gipen NG começa com a fabricação e a montagem de todas as partes da fuselagem, a maior e mais demorada da estrutura do avião, para que em seguida sejam instalados os cabos, sistemas de suporte, a carcaça exterior e os outros equipamentos.  Atualmente, mais de mil pessoas trabalham exclusivamente no desenvolvimento e na produção do Gripen NG, na fábrica da SAAB, em Linköping, Suécia.

"Estamos vivenciando um salto tecnológico tanto na SAAB quanto na indústria aeronáutica mundial, à medida que trabalhamos na construção de um dos caças mais modernos, poderosos e com um custo de ciclo vida mais favorável do mundo”, disse Lennart Sindahl, responsável pela área de Aeronáutica, na Saab.

O caça de teste 39-8 será a primeira versão completa, em regime de pré-produção, do Gripen NG e será usado para demonstrar a capacidade dos novos recursos como a nova geração de sensores, novos links de comunicação, aviônicos com uma arquitetura revolucionária, maior empuxo, maior tempo de voo, mais estações de armas, maior capacidade de carga, cabine 100% digital incluindo os visores HUD (Head-Up Display), além de um sistema de guerra eletrônica totalmente novo. 

As tecnologias do Gripen NG já foram comprovadas no programa de demonstração, que utilizou o Gripen E/F em mais de 250 horas de voo, acumuladas desde 2008, nos céus de países como a Suécia, Reino Unido, Índia e Suíça.

O novo caça que começa a ser construído é o resultado de um trabalho baseado nos mesmos princípios que sempre moveram a SAAB: a fabricação de produtos de classe mundial, por meio do desenvolvimento e implantação de projetos inteligentes, soluções técnicas inovadoras e, principalmente, redução de custos de produção e de operação em relação às plataformas concorrentes. 

"Após anos de investimentos em P&D, com o Gripen NG podemos oferecer oportunidades únicas de transferência de tecnologia e conhecimento, convidando indústrias de países clientes para trabalharmos juntos.  Além disso, o início da fabricação da aeronave vai continuar impulsionando o desenvolvimento tecnológico e a criação de empregos, tanto na Suécia como em outros países", completou Lennart.

O início da fabricação do Gripen NG atende às encomendas feitas recentemente. Em agosto do ano passado, a FXM, a agência sueca de exportação de produtos de defesa e segurança, e sua contraparte suíça, a Armasuisse, assinaram um acordo visando a aquisição pela Suíça de 22 caças Gripen NG.  Pelo acordo, as aeronaves deverão ser entregues no período de 2018 a 2021.

Em 2013, a SAAB assinou um contrato com a FMV, a agência sueca encarregada da administração de material de defesa, envolvendo o desenvolvimento e a modificação de 60 caças Gripen NG da Suécia, no período de 2013-2026, assim como um possível novo pedido de produção para a Suíça.
SNB

Nenhum comentário: