sexta-feira, 12 de julho de 2013

EUA acusa a Rússia de dar "Plataforma Propaganda 'Snowden

RIA Novosti) - A Casa Branca nesta sexta-feira criticou a Rússia por fornecer uma "plataforma de propaganda" para o anúncio fugitivo de inteligência dos EUA contratante Edward Snowden que ele iria pedir asilo na Rússia, dizendo que o presidente dos EUA, Barack Obama e Vladimir Putin trataria o impasse no final do dia.
"Proporcionar uma plataforma de propaganda para o Sr. Snowden contraria declarações anteriores do governo russo de neutralidade da Rússia e que eles não têm controle sobre sua presença no aeroporto," voz da Casa Branca Jay Carney disse em entrevista coletiva.
Carney disse que o telefonema planejado entre Obama e Putin "tem sido nos livros por vários dias", e que Obama iria resolver o impasse sobre Snowden, que se reuniu com advogados russos e ativistas de direitos em uma zona de trânsito no aeroporto de Moscovo na sexta-feira para discutir sua oferta de asilo na Rússia, na esperança de eventual passagem segura para a América Latina.
"Ele vai ter essa conversa", disse Carney.
Pró-Kremlin parlamentar Vyacheslav Nikonov disse a repórteres no aeroporto que Snowden está disposto a aderir a uma condição previamente declarado pelo Kremlin que ele pudesse permanecer na Rússia, se ele promete parar o trabalho visa "prejudicar os nossos parceiros americanos."
Carney disse a repórteres sexta-feira que o anúncio de Snowden mina "garantias russas de que eles não querem que o Sr. Snowden a mais danos interesses dos Estados Unidos", embora tenha acrescentado que a posição dos EUA "é que não acreditamos que este deveria, e nós não queremos fazer mal à nossa importante relação com a Rússia. "
"Nós continuamos a discutir com a Rússia a nossa visão fortemente considerou que existe justificação legal absoluta para ele ser expulso, por ele ser devolvidos aos Estados Unidos para enfrentar as acusações que foram feitas contra ele para o vazamento não autorizada de informação classificada, "Carney disse.
Fotos e filmagens de vídeo da reunião de Snowden com advogados e ativistas de direitos sexta-feira foram publicadas pelos meios de comunicação internacionais, tornando-se primeiro vislumbre do público sobre o fugitivo desde que ele chegou em Sheremetyevo em um 23 de junho de vôo de Hong Kong.
Snowden é procurado por Washington sob a acusação de espionagem e roubo de propriedade depois que ele vazou detalhes de programas secretos de vigilância do Estado, e os Estados Unidos tem pressionado repetidamente Rússia para ajudar a facilitar o seu retorno por expulsá-lo do aeroporto.
As autoridades russas, no entanto, têm afirmado repetidamente que ele está fora de seu alcance, porque ele não deixou a área de trânsito e formalmente atravessou o território russo.
Departamento de Estado dos EUA porta-voz Jen Psaki em entrevista coletiva sexta-feira que os Estados Unidos estão "decepcionados que a Rússia facilitado" reunião aeroporto de Snowden, permitindo que os advogados e ativistas de direitos para a zona de trânsito Sheremetyevo.
"Mr. Snowden, como já falei, não é uma denúncia, não um ativista de direitos humanos ", disse Psaki. "Ele é procurado por uma série de acusações criminais nos Estados Unidos."
Carney disse sexta-feira que os Estados Unidos continuam a fazer o seu caso com as autoridades em Moscou.
"Estamos trabalhando com os russos e deixaram claro aos russos nossos pontos de vista sobre o fato de que o Sr. Snowden foi acusado de crimes muito graves, e que ele deveria ser devolvido para os EUA, onde ele será concedido pleno devido processo legal e todo o direito à sua disposição como um cidadão dos Estados Unidos ", disse Carney.
Os Estados Unidos cancelou passaporte dos EUA de Snowden, mas disse que iria fornecer-lhe os documentos de viagem de um tempo para voltar para casa.
SNB

Nenhum comentário: