terça-feira, 11 de junho de 2013

Projeto DPA-VANT realiza ensaio de simulação de decolagem.

O Projeto DPA-VANT (Sistema de Decolagem e Pousos Automáticos para Veículos Aéreos Não Tripulados) realizou a Operação DPA 5, com ensaio de corrida do Protótipo 03 do VANT Acauã na pista do Aeroporto de São José dos Campos, em 09 de junho de 2013. O principal objetivo do ensaio foi simular a fase de decolagem automática.

Na simulação de decolagem automática, o computador de bordo realizou as seguintes funções: (1) comando da aceleração do motor, (2) controle no solo para manter o centro da pista e (3) acionamento do profundor ao se alcançar a velocidade de rotação. Por medida de segurança, a velocidade de rotação foi limitada para evitar uma decolagem real da aeronave.
Foi emitido um NOTAM ("Notice to Airmen") que interditou a pista no horário da execução do ensaio, durante o período da manhã, evitando possíveis situações de perigo. As atividades de preparação e execução do ensaio transcorreram das 05h30 às 13h00.
Cerca de 30 pessoas participaram da Operação DPA 5, incluindo integrantes da Divisão de Sistemas Aeronáuticos (ASA), Divisão de Integração e Ensaios (AIE) e Equipe SAR do IAE,  CTEx, DTCEA-SJ e INFRAERO.
Fotos do ensaio são apresentadas a seguir. O crédito das fotos é do Cap QEM Eduardo Bento Guerra e do SO João Batista de Lima.
IAE..SNB

Nenhum comentário: