sexta-feira, 24 de maio de 2013

Satélite meteorológico dos EUA falha pouco antes da época de furacões

Um satélite-chave posicionado para acompanhar o clima no leste dos Estados Unidos falhou logo antes do início da temporada de furacões no oceano Atlântico de 2013.
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA, na sigla em inglês) ativou um satélite de reposição, que irá fornecer cobertura sobre a Costa Leste, enquanto tenta consertar o satélite quebrado, disse a agência em um relatório em seu site, nesta sexta-feira.
"Não há estimativa sobre o retorno às operações neste momento", disse o NOAA.
A temporada de furacões no Atlântico e Caribe começa em 1o de junho e dura seis meses. A NOAA prevê que a temporada deste ano será "extremamente ativa", com 13 a 20 tempestades tropicais e de sete a 11 furacões.
Os três satélites geoestacionários atuais da agência em operação, conhecidos como Goes, foram construídos pela Boeing e projetados para durar dez anos. O satélite com defeito, Goes-13, foi lançado em 2006.
A NOAA normalmente opera duas naves espaciais Goes sobre os Estados Unidos, observando o leste e o oeste, além de uma em órbita de reposição. Os satélites são equipados com geradores de imagens para observar nuvens e tempestades em desenvolvimento, e dispositivos para medir temperaturas e umidade.
FOLHA SNB

Nenhum comentário: