sexta-feira, 24 de maio de 2013

Fabricantes nacionais de computadores Zmax e Daten anunciam fusão

Em meio a um cenário de queda nas vendas computadores e de enfraquecimento das marcas brasileiras frente aos concorrentes internacionais, as fabricantes brasileiras Daten e Zmax anunciaram a fusão de suas operações.
Pelo acordo, a Zmax assumiu 15% do capital da Daten. A Zmax será mantida como uma linha de produtos da Daten. A Daten tem uma operação voltada às vendas para governos e empresas, enquanto a Zmax atua no varejo nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste.
As duas empresas têm fábricas no polo de informática de Ilhéus (BA). A expectativa é que, juntas, as companhias tenham uma receita 80% maior em 2013. Em 2012 o valor somado das duas operações chegou a R$ 100 milhões.
O mercado de PCs no Brasil apresentou queda de 2% em número de unidades vendidas no ano passado. A expectativa para 2013 é de um recuo de 7%, segundo a empresa de pesquisa IDC.
Ontem, a companhia divulgou que no mês de março as vendas de equipamentos caíram 16% no mês de março em comparação com o mesmo período do ano passado, para 1,4 milhão de unidades.
Na comparação com o mês de fevereiro deste ano, no entanto, o mercado apresentou recuperação de 37%.
De acordo com a IDC, varejistas reforçaram seus estoques e o governo também renovou seu parque. Os números do trimestre serão divulgados nas próximas duas semanas.
UOL..SNB

Nenhum comentário: