quinta-feira, 30 de maio de 2013

Dúvidas lançada sobre relatados S-300 entregas para a Síria

RIA Novosti) - Relatos de que o presidente da Síria tinham confirmado a receber uma remessa de russo-manufaturados S-300 sistemas de defesa aérea emergiu quinta-feira, mas foi rapidamente posta em causa.
Em comentários amplamente divulgados em todo o mundo, o jornal libanês Al Akhbar citou o presidente sírio Bashar Assad dizendo que Damasco havia recebido entregas iniciais do sistema S-300.
Os comentários de Assad foram supostamente feitas durante uma entrevista pré-gravada para ser exibido no Hezbollah controlado canal de televisão Almanar na quinta-feira à noite, às 10:00 horas, horário de Moscou.
Mas uma fonte de alto nível Almanar baseado no Líbano, que disse ter estado presente durante toda a entrevista, disse à RIA Novosti por telefone que em nenhum momento se Assad confirmar explicitamente qualquer S-300 entregas.
Quando Assad foi questionado sobre a entrega dos sistemas anti-mísseis, a fonte - que pediu que seu nome não fosse impresso - disse o presidente sírio respondeu que "tudo o que nós concordamos com a Rússia serão implementadas, e uma parte do que tem já foi implementado. "
Na quinta-feira à tarde, o jornal Akhbar Al, que relatou os comentários de Assad como um exclusivo, apareceu a recuar sobre a veracidade de sua história, que também incluía uma declaração atribuída a Assad que o resto do S-300 equipamentos "chegará em breve."As citações foram Assad "profissionalmente roubado" por meio de fontes no Almanar e qualquer informação fornecida pela estação de televisão é mais confiável, um empregado Al Akhbar disse à RIA Novosti, em uma entrevista por telefone, também pedindo anonimato.
Documentos revelam a existência de um acordo entre a Rússia ea Síria para fornecer o S-300 sistema de defesa sofisticados de ar, que pode atingir mísseis balísticos, bem como aeronaves, foram relatados pela primeira vez na imprensa russa em 2011, mas as confirmações oficiais têm sido escassas. No entanto, no início desta semana o vice-chanceler Sergei Ryabkov mencionou a existência do negócio, de acordo com a imprensa russa, dizendo que um contrato de prestação de Síria com S-300 tinha sido assinado "há vários anos".
Atingido por telefone quinta-feira, braços estatal russa Rosoboronexport exportador se recusou a comentar sobre se os elementos do sistema S-300 tinha sido entregue com sucesso para a Síria.
O envio do S-300s é uma fonte de discórdia entre Moscou e Washington. Na semana passada, o secretário de Estado dos EUA John Kerry disse que a presença dos sistemas anti-mísseis na Síria seria "desestabilizadora" para a região.
Autoridades russas recusar publicamente a confirmar ou negar o S-300 entregas, mas argumentam que seria legal sob o direito internacional e ajudaria a conter o conflito sírio.
Etapas, tais como a entrega de S-300 estão contendo algumas "cabeças quentes" de transformar o conflito sírio em um conflito internacional com a participação de forças externas, Ryabkov disse terça-feira.
Sistemas de mísseis S-300, que são capazes de, simultaneamente, monitoramento de até 100 alvos enquanto se envolve 12 a uma distância de até 200 quilômetros e uma altura de até 27 quilômetros, poderia aumentar dramaticamente o risco de um potencial ataque aéreo contra alvos sírios.
Jatos israelenses teriam lançado ataques contra a Síria, incluindo a capital Damasco, várias vezes este ano. Tel Aviv disse greves recentes maio foram alvo de armas que estão sendo transferidas para o Hezbollah no Líbano, de acordo com agências de notícias ocidentais.
SNB

Nenhum comentário: