terça-feira, 30 de abril de 2013

AMD anuncia memória heterogênea


Você já ouviu falar sobre memória heterogênea? Trata-se de um tipo de memória RAM capaz de ceder dados e informações para processadores centrais e gráficos ao mesmo tempo. E a AMD acaba de anunciar um sistema que pode trazer isso aos consumidores de uma maneira ainda mais interessante do que era esperado por especialistas e consumidores apaixonados por tecnologia.
A empresa de chips anunciou que está trabalhando na memória hUMA (Heterogeneous Uniform Memory Access). Em português, isso significa que se trata de uma “Memória de Acesso Heterogêneo e Uniforme”. Ou seja, ela permite que as várias unidades de processamento possam acessar os dados ao mesmo tempo e da mesma maneira, não favorecendo uma ou outra fonte de requisição.
Atualmente, a memória precisa duplicar as informações antes de disponibilizá-las para CPU e GPU ao mesmo tempo. Isso torna o processo um pouco mais lento do que deveria ser, mas o problema será completamente sanado com a chegada da hUMA, que pode estar presente na próxima geração de APUs da AMD —a  Kaveri, mostrada na CES, mas ainda sem muitos detalhes.O grande trunfo do novo sistema está na utilização de memória “bidirecional coerente”. Isso significa que as duas metades (CPU e GPU) do chip levam menos tempo para rastrear modificações de dados. Isso ainda se alia a um melhor gerenciamento da memória, fazendo com que todo o processo fique mais dinâmico e inteligente.
Fonte: Hot Hardware,...SNB

Nenhum comentário: