quarta-feira, 10 de abril de 2013

Adiado para 2014 o lançamento do foguete ucraniano Tsiklon primeiro-4


O lançamento do foguete ucraniano Tsiklon primeiro-4, devido a decolar do centro espacial de Alcântara Brasileira a bordo de um satélite, foi adiada para o final de 2014, anunciou hoje o chefe da agência espacial da Ucrânia, Yuri Alexeev.
Em outubro de 2003, Ucrânia e Brasil assinaram uma cooperação a longo prazo para lançar foguetes Tsiklon-4 a partir de Alcântara. Em setembro de 2010, começou a construção da plataforma de lançamento para o foguete ucraniano.
O primeiro lançamento do Tsiklon-4 foi definido para o segundo semestre de 2010, mas foi adiado várias vezes. A última vez foi relatado que a explosão do foguete fora no final de 2013.
"Finalmente, o lançamento foi adiado para Novembro ou Dezembro de 2014, quando a reforma é completa em Alcântara," Alexeev disse em uma conferência de imprensa.
Ele disse que um navio ucraniano instalações para trazer a plataforma de lançamento, mas não pode encaixar até o porto brasileiro devidamente preparado. "Toma o fazer devido às difíceis condições de amarração", disse ele.
Sob a proposta Tsiklon-4, o lado ucraniano deve construir instalações técnicas para a plataforma de lançamento, enquanto o Brasil é responsável pelas obras básicas e comunicações.
O foguete portador Tsiklon-4 é a nova versão mais poderosa dos lançadores Tsiklon ucranianos, utilizado desde 1969 e conhecida por sua alta confiabilidade.
SNB

Nenhum comentário: