terça-feira, 5 de março de 2013

Hugo Chavez da Venezuela morre aos 58 anos


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu aos 58 anos, após 14 anos no poder.
Chávez havia sido gravemente doente com câncer há mais de um ano, passando por várias operações em Cuba, e não tinha sido visto em público há vários meses.
Vice-presidente Nicolas Maduro fez o anúncio na terça-feira, ladeado pelos líderes políticos e militares.
O governo disse que o corpo de Chávez estaria no estado até sexta-feira, quando o seu funeral seria realizado. Sete dias de luto foram declaradas.
De acordo com a Constituição, o Presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, assumirá como presidente interino até que uma eleição pode ser realizada.
Militar leal
No endereço emocional terça-feira à noite, um choroso Vice-Presidente Maduro disse que Chávez havia falecido ", depois de enfrentar uma doença difícil para quase dois anos".
"Recebemos a informação mais difícil e trágico que ... Comandante do presidente Hugo Chávez morreu hoje às 4:25 pm," o Sr. Maduro disse.
Mais cedo, ele disse que o líder venezuelano teve uma infecção respiratória grave e havia entrado no "suas horas mais difíceis".Ele falou de uma conspiração contra a Venezuela, dizendo que ele não tinha nenhuma dúvida de que o câncer de Chávez, diagnosticada pela primeira vez em 2011, tinha sido induzida por jogo sujo por inimigos da Venezuela - os EUA prontamente rejeitou as acusações como "absurdas".
Ele disse que uma comissão científica poderia um dia investigar se a doença de Chávez foi provocada pelo que chamou de um ataque inimigo.
Esforçando-se para conter as lágrimas, o Sr. Maduro chamou a nação a cerrar fileiras após a morte de seu líder.
Ele disse que o governo tinha implantado as forças armadas e da polícia nacional "para acompanhar e proteger nosso povo e garantir a paz".
Mais cedo, ele disse que expulsou dois diplomatas norte-americanos do país por espionagem militar da Venezuela.
Um comunicado dos militares disse que iria proteger a soberania, a integridade ea segurança do país. Permaneceria fiel ao vice-presidente e ao parlamento, acrescentou, pedindo que as pessoas mantenham a calma.
Mais tarde, o chanceler José Elias Jaua Milano anunciou que o governo declarou sete dias de luto.
A procissão vai levar o corpo de Chávez para a Academia Militar, em Caracas na quarta-feira, onde vai estar em estado até sexta-feira para permitir que os seus apoiantes para pagar seus respeitos.
Sr. Jaua acrescentou que o funeral oficial com a presença de chefes de Estado estrangeiros teria lugar às 10:00 hora local (14:30 GMT) na sexta-feira, e apelou aos apoiantes de Chávez de usar roupas nas três cores da bandeira venezuelana em sua honra.
Mudança política
Os EUA descreveu a morte como um "momento difícil", reafirmando o que descreve como o seu apoio para o povo venezuelano eo seu interesse em desenvolver um relacionamento construtivo com Caracas."Como a Venezuela começa um novo capítulo na sua história, os Estados Unidos continuam comprometidos com políticas que promovam os princípios democráticos, o Estado de direito e respeito pelos direitos humanos", disse um comunicado da Casa Branca.
Na Argentina, a presidente Cristina Fernández de Kirchner suspendeu todas as atividades após a morte foi anunciada.
Tanto ela e seu falecido marido, Nestor Kirchner, eram amigos íntimos do líder venezuelano tição.
No Peru, o Congresso realizou um minuto de silêncio em sua homenagem. O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que estava saindo imediatamente para Caracas.
Os governos do Chile e do Equador também divulgou notas oficiais de condolências para a Venezuela.
O governo equatoriano disse que sentiu a perda como a sua própria, e esperava que seus vizinhos poderia continuar a revolução de Chávez.
Analistas dizem que a morte de Chávez poderia alterar o equilíbrio político na América Latina - um golpe para os estados de esquerda, enquanto favorecendo os países mais centristas.
Não poderia ser também um impacto económico dado que a Venezuela vende petróleo a preços abaixo do mercado para alguns países vizinhos, especialmente no Caribe.
Ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, disse que estava "triste" ao saber da morte, dizendo que Chávez havia deixado uma "impressão duradoura" na Venezuela.
O Reino Unido Foreign Office emitiu um alerta de viagens visitantes de consultoria para a Venezuela: "Este é um momento delicado para o país que são fortemente aconselhados a evitar quaisquer reuniões públicas.".
Um dos líderes mais visíveis, vocal e controverso na América Latina, Hugo Chávez ganhou a presidência em 1998 e tinha mais recentemente, ganhou mais um mandato presidencial de seis anos, em outubro de 2012.
Seu governo tem implementado uma série de "missões" ou programas sociais, incluindo educação e saúde para todos. Mas a pobreza eo desemprego são ainda muito difundida, apesar da riqueza petrolífera do país.
Chávez era conhecido por seu estilo extravagante discurso público, que ele colocou para usar em seu programa semanal de TV ao vivo, Alô Presidente (Olá Presidente), na qual ele falou sobre suas idéias políticas, convidados entrevistas e canta e dança.
Em maio passado, o pára-quedista antigo exército disse que tinha recuperado de um câncer não especificado, após passar por cirurgia e quimioterapia em 2011 e uma nova operação em fevereiro de 2012.
No entanto, em dezembro, ele anunciou que precisava de uma cirurgia de câncer ainda em Cuba, e nomeou o Sr. Maduro como seu sucessor preferido em caso de necessidade.
Chávez permaneceu fora da vista do público, finalmente retornando para a Venezuela, em fevereiro.
BBC NEWS ...SNB

Nenhum comentário: