sexta-feira, 1 de março de 2013

Fundamentada EUA frota de jatos F-35 lutador para retomar voos


O Pentágono disse que vai retomar os vôos em seus jatos F-35 de combate, depois de toda a frota foi aterrado na semana passada.
A pá de turbina rachado encontrado em um avião solicitado a suspensão. Mas testes mostraram que este era um problema "único" e não uma falha de design, motor fabricante de Pratt e Whitney disse.
Milhares de F-35s deverão ser feitas para os EUA e seus parceiros estrangeiros.O F-35 é o mais caro do Pentágono programa de armas, com um custo de quase US $ 400 bilhões (R $ A falha foi detectada durante uma inspeção de rotina de uma versão da força aérea do jato (F-35A) na Edwards Air Force Base, na Califórnia,
Mas na quinta-feira um porta-voz da Pratt and Whitney, Matthew Bates, disse à agência de notícias Reuters: "A equipe determinou que a causa raiz é suficientemente conhecido para o F-35 para retomar os vôos com segurança",
Testes extensivos no motor do avião revelou o crack era um resultado do "ambiente operacional única" de o vôo de teste, e não foi um problema generalizado, acrescentou.
O motor tinha sido executado a temperaturas elevadas, durante quatro vezes mais do que um voo F-35 normal, causando a separação do "limite de grão" em uma lâmina, Sr. Bates explicou.
O Pentágono confirmou mais tarde que todos os seus aviões de 51 tinha sido liberado para retomar os voos.
Fim da semana passada para aterrar os aviões - na Força Aérea dos EUA, Exército e Corpo de Fuzileiros Navais - marcou a segunda vez em dois meses aviões da gama F-35 foram aterrados.
O Corpo de Fuzileiros Navais variante (F-35B), uma variante de pouso de decolagem curta e vertical (STOVL), baseou-se por quase um mês depois de um defeito de fabricação causou uma linha de combustível para separar pouco antes de um vôo de treinamento em janeiro.
O programa F-35 inclui parceiros de nove países.

A construção do plano tem sido atormentado por problemas - que é de sete anos de atraso e exigiu numerosas re-desenhos por causa de atrasos na entrega de software e rachaduras anteparo.).
BBC NEWS....SNB

Nenhum comentário: