sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O preparo e o emprego do Exército




Brasília – O Comando de Operações Terrestres (COTER) é o órgão do Exército Brasileiro responsável pelo preparo e emprego da Força Terrestre. Criado em 1991, o COTER, sediado no Quartel-General do Exército, em Brasília, possui em sua organização três subchefias. 

A 1ª Subchefia é responsável pelo preparo da tropa do Exército, regulando o ano de instrução e orientando o adestramento. Atualmente, a 1ª Subchefia tem apostado na simulação como meio de preparo individual e coletivo. Neste sentido, tem pesquisado, testado e adquirido simuladores para o adestramento de Brigadas, Batalhões, pilotos de helicópteros, motorista de viaturas e de carros de combate.

No emprego da Força Terrestre, a 2ª Subchefia do COTER tem coordenado as ações das tropas em diversos tipos de operações. Em 2012, o Exército teve, em média, setenta missões de emprego de tropa por dia.

As seguintes operações merecem destaque: ÁGATA (operações conjuntas e interagências), ARCANJO (operações de garantia da lei e da ordem, como Força de Pacificação), Operações para a Garantia da Votação e Apuração (GVA), Operações de apoio à Defesa Civil e às ações humanitárias e a Operação PIPA (distribuição de água no semiárido brasileiro). 

Nas Operações Internacionais, sob coordenação e orientação da 3ª Subchefia, militares brasileiros atuam em 11 países, executando missões de observadores militares, assistência à remoção de minas e manutenção da paz, com destaque para a Missão das Nações Unidas de Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

EXERCITO BRASILEIRO..SNB

Nenhum comentário: