domingo, 3 de fevereiro de 2013

Mali: aviões franceses bombardeiam alvos em Kidal


Aviões da França bombardearam no sábado à noite supostos armazéns logísticos e centros de treinamento de grupos terroristas islâmicos no norte da cidade de Kidal, no Mali, informou neste domingo o Estado-Maior francês. O coronel e porta-voz militar Thierry Burkhard disse que 30 aeronaves participaram dos bombardeios desta noite, entre eles caças-bombardeiros, aviões-tanque e de reconhecimento.
O ataque aconteceu imediatamente depois da visita-relâmpago do presidente francês, François Hollande, à capital, Bamako, e à cidade de Timbuktu, um dos mais fortes redutos dos radicais islâmicos. Nessa última cidade, libertada nos últimos dias por tropas francesas e malinesas do controle de grupos jihadistas, Hollande afirmou que os combates ainda não tinham terminado e advertido que "os grupos terroristas foram enfraquecidos, sofreram grandes perdas, mas não desapareceram".
Após recuperarem Timbuktu e a cidade de Gao junto com as tropas malinesas, os militares franceses tomaram há cinco dias o controle do aeroporto de Kidal, na região de Tessalit e próxima à fronteira com a Argélia. As autoridades francesas acreditam que sete cidadãos franceses sequestrados estejam retidos ao norte desse município. Ontem Hollande pediu aos sequestradores que libertem os reféns sem negociação e avisou que as forças militares francesas e malinesas estão "muito perto" de onde eles estão escondidos.
EFE ..SNB

Nenhum comentário: