segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Alegações do governo de que o Chile considera soldados bolivianos como civis


O governo informou ontem que os três soldados do Exército boliviano, sob custódia, enquanto Iquique, são processados ​​na forma ordinária, no Chile, o que coloca uma resolução de decisões da Suprema Corte que regem as convenções e do direito internacional.  
Os três soldados, Claudio Alex Choque Quispe (20), Augusto Cardenas Garcia (19) e José Luis Choque Fernandez (18) - foram presos pela polícia chilena na fronteira em 25 de janeiro, quando um veículo em situação irregular guardando fingindo ser introduzidas por contrabandistas do país.
"Estados lei internacional que quando um Estado entra em ação, a acusação contra determinadas pessoas e qualquer disputa deles decorrentes devem ser esclarecidas no campo do direito internacional", disse o ministro da Defesa, Ruben Saavedra, o programa é o povo notícias, que transmissão de rádio e televisão estatal.
No entanto, disse ele, em 2012, o Auto do Chile Suprema emitiu um Supremo que prevê que quando um tropas estrangeiras foram recuperados em um território etapa chilena sem autorização, deve ser submetido à justiça chilena e civil.
 A acusação apresentou acusações no país de posse ilegal de armas de guerra e de renda não está habilitado por um passo contra os três soldados, crimes que carregam uma pena de cinco a 20 anos de prisão.
"A regra básica é que uma norma nacional não se sobreponha a uma convenção, uma convenção, um tratado internacional", disse o vice-chanceler por sua vez o ministro Juan Carlos Alurralde, entrevistado no mesmo programa.
Direito. O Chile se prevalecer Auto disse Supremo Tribunal viola o artigo 14 da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Resolução 25 do órgão, em 1970, acrescentou.
Os favores primeira "solução pacífica de qualquer situação, independentemente da sua origem (...) que pode prejudicar o bem-estar geral ou às relações amistosas entre as nações".
Enquanto Resolução 25 - "Declaração dos Princípios do Direito Internacional relativos às Relações de Amizade e Cooperação entre os Estados" - afirma que eles "resolver suas controvérsias internacionais por meios pacíficos, de tal forma que não ponha em perigo ou paz e segurança internacional e da justiça. (...) ".
Ele também diz que "os Estados têm o dever de cooperar uns com os outros, independentemente das diferenças em sua política, econômica e social, nas diversas esferas das relações internacionais, a fim de manter a paz ea segurança (...).
O que aconteceu em 25 de janeiro para a Política Externa da Bolívia Ministério uma linha diplomática. "Houve uma transferência involuntária de fronteira no combate ao contrabando e isso deve ser esclarecida e resolvida por meios diplomáticos, mas referem-se soldados bolivianos das forças armadas a justiça civil é uma flagrante violação de padrão internacional", disse Alurralde.
 Saavedra, por sua vez, alegou que podem ser julgados os três soldados e civis e os acusam de posse ilegal de armas de guerra-FAL fuzil tinha um quando foi detido, quando as tropas das forças armadas de qualquer Estado do mundo são autorizada a portar armas.
Violação. "Aqui deve ser o Chile se tornar conhecido através de canais diplomáticos, que circunstância o Estado boliviano (parar) e se o Estado boliviano não tinha respondido, ele teria o direito de recorrer aos órgãos de solução de controvérsias", disse ele.
"Mas o que aconteceu, ele acrescentou, é que o Estado chileno atribui competência de um tribunal para o julgamento de nossos três soldados.Aparentemente, em que o processo estaria procurando juiz ordinário as ações do Estado boliviano, porque os nossos soldados não estavam agindo a título pessoal, estavam em uma missão que lhes foi confiada pelo Estado boliviano ".
A autoridade também observou que o país vizinho, neste caso, violou três acordos específicos para combater o contrabando.
Um acordo bilateral de 1937, em que ambos os países a tomar a decisão de combater o contrabando, o que eles definem como um crime internacional, e se comprometem a cooperarse. O Contrato de Assunção, assinado no âmbito do Mercosul, em que seus membros estão comprometidos com cooperarse no combate ao tráfico ilegal de veículos (1999) e um acordo de 2008 assinado entre a polícia boliviana e de Carabineiros do Chile com a mesma finalidade.
O medo, no caso da Bolívia uso político
Bolívia governo teme que o Chile está fazendo uso político da captura e acusação contra três soldados do Exército. O suspeito foi feita pelo ministro da Defesa, Ruben Saavedra, e vice-chanceler Juan Carlos Alurralde As pessoas no programa é notícia, emitindo Patria Nueva rede e TV estatal.
"A partir da leitura preliminar é que estamos tentando fazer uso político do caso, política interna no Chile. Não sei se para distrair a opinião pública ou de outra forma ", disse o primeiro.
Alurralde, por sua vez, mostrou o memorando apresentado pela chancelaria chilena com o cônsul da Bolívia em Santiago, Ramiro de La Fuente, que em seu último parágrafo, diz que "O Ministério dos Negócios Estrangeiros, juntamente com a conhecer estes fatos está pronto para dar solução rápida e expedita evita a solicitação de repetir situações hostis que destroem normal que deve prevalecer em uma relação bilateral ".
Esta configuração inicial, para resolver o incidente na fronteira, por via diplomática, disse o vice-ministro das Relações Exteriores contradiz os desenvolvimentos. Soldados bolivianos são presos e o tribunal ordenou sua prisão rejeitou um recurso apresentado pela defesa dos três soldados.
"Essas questões nos preocupam e nos fazem imaginar uma espécie de retaliação. Parece que isso resultaria em uma espécie de retaliação porque a Bolívia é a primeira vez em uma estratégia ferroviário, sério e crédito marítimo calculado ", disse ele.
la-razon.com..SNB

Nenhum comentário: