quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Submarino nuclear Vladimir Monomakh foi lançado à água


Nos estaleiros navais militares da Sevmash se realizou a cerimônia de saída da doca do novo submarino nuclear estratégico Vladimir Monomakh, o segundo da sua série.

O submarino nuclear porta-mísseis Vladimir Monomakh é o terceiro navio do projeto Borei e teve o seu assentamento da quilha naSevmash em 19 de março de 2006. Na construção do submarinoVladimir Monomakh foram usadas as últimas conquistas na redução do ruído. O submarino nuclear está armado com um novo sistema de mísseis que inclui o míssil balístico intercontinental a combustível sólido Bulava.
"Este cruzador submarino se distingue dos outros navios de fabrico soviético pelo seu ruído excecionalmente reduzido, o que lhe garante uma elevada capacidade de combate em caso de encontro com um submarino de luta antissubmarina do provável adversário. Esse submarino está equipado com oito tubos de torpedos que permitem a utilização de diversos tipos de armas antissubmarinas, permitindo-lhe uma autodefesa segura em caso de um encontro com forças antissubmarinas inimigas, tanto navios de superfície como submarinos", afirmou à Voz da Rússia o primeiro vice-presidente da Academia de Problemas Geopolíticos e doutor em ciências militares Konstantin Sivkov.
O porta-mísseis cabeça de série do projeto 955 Borei, o Yuri Dolgoruki, igualmente construído pela Sevmash, está pronto para ser entregue à Marinha de guerra russa.
O primeiro cruzador de série desse projeto, o Alexander Nevski, está a realizar os testes governamentais. Na doca dos estaleiros está a ser construído o submarino Kniaz Vladimir, cuja quilha foi assente no verão de 2012 (do projeto aperfeiçoado 955A).
Os cruzadores submarinos porta-mísseis estratégicos da classeBorei foram projetados no gabinete central de projetos de equipamentos navais Rubin de São Petersburgo. Cada submarino nuclear do projeto 955 pode transportar 16 mísseis balísticos intercontinentais R-30 Bulava com um alcance superior a 8 mil km e equipados com ogivas múltiplas de pontaria individual.
O comprimento do submarino da classe Borei é de 170 m, a boca – de 13,5 m, sua profundidade de emersão – de 450 m, sendo a tripulação composta por 107 elementos. Os Borei, equipados com os mísseis balísticosBulava, se destinam a ser a base das forças estratégicas nucleares navais da Rússia nas próximas décadas.
Segundo informações divulgadas anteriormente, no total estava planejada a construção até 2020 de oito Borei, sendo os três primeiros do projeto 955 e cinco do 955A (modernizados, com o armamento reforçado e nível de ruído inferior, com 20 MBIC Bulava cada um). A construção do cabeça-de-série Yuri Dolgoruki custou 23 bilhões de rublos, o custo dos cruzadores de série deverá ser inferior. Neste momento, a Sevmash está a construir dois grupos de submarinos nucleares de nova geração, os de ataque (sigla Yassen) e os estratégicos (sigla Borei).
VOZ DA RUSSIA .SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Nenhum comentário: