segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Mali : l'armée française progresse vers Tombouctou, l'aviation frappe Kidal


Depois de ter tomado os "terroristas jihadistas" a cidade de Gao, sabado, 26 de janeiro, as AFP/FRED DUFOURtropas francesas e Mali não estão longe de Timbuktu. Quanto à força aérea francesa, ela bateu, domingo de manhã, posições islâmicas em Kidal, 1 500 km a nordeste de BamakoEles passaram a noite de Niafounké e última, eles são as portas de Timbuktu" , disse uma fonte do Mali militar citado pela Reuters. Soldados franceses e maliense parou na periferia da cidade e até agora não se reuniu com a resistência de rebeldes islâmicos presentes em Timbuktu. De acordo com os habitantes da cidade, citado pela AFP, os islâmicos muitos deixaram Timbuktu abordagem das tropas francesas e Mali. 
Mais ao norte, a Força Aérea Francesa bombardeada islamitas e região Kidal. "Estas greves foram especialmente atingidos casa por Iyad Ag Ghaly Kidal [o líder da Ansar Eddine ] e um acampamento militar na mesma cidade " , disse à AFP uma fonte de segurança do Mali. Informação confirmada, sempre à AFP, eleitos pela região.
Região de Kidal ea fortaleza de Ansar Eddine. Liderados por Iyad Ag Ghaly, ex-militar e ex-figura de rebeliões tuaregues da década de 1990 no Mali , este grupo veio à luz em 2012.
foi reforçado por combatentes que eram membros ativos da filial norte-Africano de Al-Qaeda. Comunicações telefônicas com a cidade de Kidal são interrompidas.
Kidal foi a primeira cidade conquistada pelos rebeldes tuaregues e os grupos islâmicos março de 2012. Rebeldes tuaregues do Movimento de Libertação Nacional de Azawad (MNLA) foram expulsos da área por seus antigos aliados.
O Monde.fr com AFP ..SNB

Nenhum comentário: