quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

IAE realiza trabalho em conjunto com a Marinha do Brasil

No mês de novembro de 2012 foram realizadas simulações do escoamento sobre a corveta da classe Inhaúma, da Marinha do Brasil. Estas análises fazem parte de um projeto em que o IAE participa como parceiro do CASNAV – Centro de Análises de Sistemas Navais, um órgão do Primeiro Distrito Naval no Rio de Janeiro. Este projeto contempla o estudo das condições de escoamento sobre o convés de voo, uma vez que esta embarcação está apta a receber pousos e decolagens de helicópteros. O estudo determinará as condições em que o pouso poderá ser feito com maior segurança. Juntamente com os estudos de Dinâmica dos Fluidos Computacional foram realizados ensaios no túnel de vento TA-2 da ALA, para uma completa caracterização do escoamento aerodinâmico nesta parte da embarcação. Nas figuras figuras anexas, a velocidade simulada do navio foi de 10m/s, para malha computacional de 8 milhões de elementos. Esta simulação exigiu sete dias de trabalho para a geração da malha e mais de 16 horas de processamento de oito computadores da Divisão, trabalhando em paralelo. As figuras mostram a distribuição de pressão do ar sobre a superestrutura, e magnitudes da velocidade do escoamento ao redor do navio. Estão previstas mais simulações e ensaios em diferentes condições de velocidade e direção do vento, para que no final possam ser determinadas condições seguras de operações de pouso de aeronaves sobre o convés deste tipo de navio.
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ONU vai enviar veículos blindados para fronteira entre Síria e Israel


Forças de manutenção de paz das Nações Unidas para Observação da Retirada (UNDOF na sigla inglesa) guardando a zona desmilitarizada na fronteira entre a Síria e Israel vão receber um suprimento extra de veículos militares blindados, disse a jornalistas na quarta-feira em Paris o secretário-geral adjunto da ONU para operações de manutenção da paz Hervé Ladsous.

Segundo ele, "alguns países têm expressado preocupação" por seus cidadãos que servem na UNDOF. "Vamos reforçar a segurança, em primeiro lugar, fornecendo veículos blindados," disse o funcionário. Ele também informou que a ONU "está planejando enviar mais conselheiros políticos para analisar a situação no terreno"
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Iranianos hackearam portadores de dados do drone norte-americano


Os peritos iranianos anunciaram que tinham extraído os dados do veículo aéreo não tripulado ScanEagle que presumivelmente pertence aos EUA, informa o canal televisivo iraniano Press TV.

Um representante da Guarda Revolucionária Iraniana avisou que se for necessário, eles irão publicar uma informação sobre o VANT, afirmando mais uma vez que o ScanEagle pertencia aos EUA.
A Guarda Revolucionária anunciou a interceptação do drone Boeing ScanEagle, no dia 04 de dezembro. A Marinha dos EUA negou as informações sobre a perda do VANT.
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Israel testa com êxito novo interceptor antimíssil David Sling


O novo interceptor de mísseis “David Sling” terá mais alcance do que os foguetes do sistema análogo “Iron Dome”, de comprovada eficácia quando utilizado nos últimos enfrentamentos travados com a organização palestina Hamas.
O “David Sling”, conhecido também como “Magic Wand” (Varinha Mágica) foi desenvolvido para interceptar misseis de médio e longo alcance e projeteis de artilharia a distâncias superiores a 200 km. Desta forma, o novo sistema ocupará um nível entre o “Iron Dome”, o qual possui capacidade de neutralizar mísseis de curto alcance e projeteis de artilharia disparados a partir da Faixa de Gaza e do Líbano, e o “Arrow” cuja missão é destruir misseis de longo alcance.
Analogamente aos outros integrantes do complexo de contenção de misseis que esta sendo montado por Israel, o “David Sling” é resultado de trabalhos de desenvolvimento executados pela israelense Rafael Advanced Defense Systems com a colaboração de empresas estadunidenses, no caso a Raytheon Company. Sabe-se pouco sobre as características do “David Sling”, entretanto, algumas delas já são conhecidas como sua configuração de dois estágios (um para aceleração e outro de cruzeiro terminal), alcance entre 70 e 250 km e seu sistema de guiamento híbrido radar/eletro-óptico. Segundo fontes locais, os testes com o “David Sling” estavam programados para iniciar-se em 2013, contudo, os recentes ataques com foguetes praticados pelo Hamas forçou o governo de Tel Aviv a determinar a aceleração do desenvolvimento da nova arma.
O aperfeiçoamento do “Iron Dome” também foi acelerado em função dos acontecimentos de novembro passado entre Israel e Hamas. O sistema “Arrow”, lançado no ano 2000, bem como a segunda geração desse sistema conhecido como “Flecha 2” aprovado em julho último, formará ao lado do “David Sling” e do “Iron Dome” um complexo com poder de cobertura em vários níveis, ou seja, curto, médio e longo alcance. Certamente, esse escudo terá como efeito a médio e longo prazo a garantia de que um eventual ataque contra Israel por parte de um inimigo natural mais poderoso torne-se uma hipótese mais remota do que se supunha até pouco tempo atrás.
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