segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Projeto DPA-VANT realiza Operação DPA 3.


O Projeto DPA-VANT (Sistema de Decolagem e Pousos Automáticos para Veículos Aéreos Não Tripulados) realizou, em 16 de dezembro de 2012, a Operação DPA 3, com ensaio de corrida do Protótipo 03 do VANT Acauã na pista do Aeroporto de São José dos Campos. Os objetivos da operação foram a verificação da nova configuração da plataforma de voo (sistema elétrico e barramento de dados CAN-Aerospace), a verificação de novas funcionalidades do software embarcado e da Estação de Solo, a aquisição de dados adicionais para a identificação de parâmetros de corrida no solo e os testes preliminares de nova unidade de dados anemométricos, do laser altímetro e do DGPS.

Foi emitido um NOTAM ("Notice to Airmen") que interditou a pista no horário da execução do ensaio, durante o período da manhã, visando à segurança da operação.
Foram realizadas, com sucesso, três corridas com velocidades de 30, 40 e 60 km/h. Cerca de 30 pessoas participaram do ensaio, incluindo integrantes do IAE/ASA, IAE/AIE, equipe SAR do IAE, CTEx, DTCEA-SJ e INFRAERO.
Em 25 de outubro de 2012 foi realizada a Operação DPA 2, também com ensaios de corrida na pista do Aeroporto de São José dos Campos
Fotos da Operação DPA 3 são apresentadas a seguir. O crédito das fotos é do Cap QEM Eduardo Bento Guerra e do 2S BFT Thales Klen Carrijo.
IAE.. SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Nenhum comentário: