segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Programa F-35: Lockheed Martin e Pentágono chegam a um acordo para o LRIP-5


O Departamento de Defesa dos Estados Unidos e a estadunidense Lockheed Martin alcançaram, em principio, um acordo para a produção de 32 aviões de combate de 5ª geração F-35 Joint StrikeFighter (JSF) correspondentes ao 5º lote de produção inicial de baixa cadência (LRIP-5-Low-Rate Initial Production-5). O acordo é resultado de um agitado período de negociações que durou mais de 18 meses, dentro do qual aconteceram momentos de impasse e reivindicações de ambas as partes.
O vice-almirante Dave Venlet, gerente-executivo do programa F-35, disse que apesar do longo período de negociações, chegou-se a um entendimento positivo tanto para a Lockheed Martin quanto para o governo dos Estados Unidos. Venlet destacou que os custos de produção estão decrescendo e o compromisso assumido por todos os envolvidos foi importante para o processo de negociações.O LIRIP-5 compreende a produção de 22 F-35A para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), três F-35B STOVL (decolagem curta e aterrissagem vertical) para o Corpo de Fuzileiros Navais (US Marine Corps) e sete F-35C para a Marinha dos Estados Unidos (US Navy).
Apesar da indefinição do acordo até então, a Lockheed Martin já havia iniciado a produção das aeronaves em dezembro de 2011. O LIRIP-5 incluirá também fundos para equipamentos de suporte à produção, instrumentação para testes de voo e equipamentos auxiliares de missão.
A Lockheed Martin possui em carteira contratos para a produção de 69 F-35, lote correspondente aos LRIP de 1 a 4. Dessa quantidade, 29 unidades LRIP foram entregues juntamente com 19 exemplares destinados à fasecontratual de desenvolvimento e demonstração de conceito.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Nenhum comentário: