terça-feira, 30 de outubro de 2012

Projeto DPA-VANT realiza ensaio de corrida na pista


O Projeto DPA-VANT (Sistema de Decolagem e Pousos Automáticos para Veículos Aéreos Não Tripulados) realizou, em 25 de outubro de 2012, ensaio de corrida do Protótipo 02 do VANT Acauã na pista do Aeroporto de São José dos Campos. O objetivo principal do ensaio foi a aquisição de dados que serão utilizados para a identificação de parâmetros necessários para o controle automático da aeronave no solo.
O horário de execução do ensaio foi de madrugada, das 01h00 às 06h00, para evitar interferência na operação normal do aeroporto, que tem utilização tanto militar como civil, inclusive com voos comerciais regulares. 
O ensaio teve sucesso e consistiu em seis corridas com velocidades estabilizadas entre 10 e 40 km/h, com e sem utilização do leme de direção da aeronave. Os principais itens analisados foram a atuação da bequilha e a eficiência do sistema de freios. 
Cerca de 30 pessoas participaram do ensaio, incluindo integrantes do IAE/ASA, equipe SAR do IAE, DPAA, DTCEA-SJ e INFRAERO, o que possibilitou que todos os aspectos de segurança na operação fossem seguidos. 
As fotos do ensaio e do briefing de preparação estão a seguir. (Fotos de Cap. Guerra e Laboratório de Registro de Imagens do IAE).

SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Nenhum comentário: