terça-feira, 9 de outubro de 2012

IRKUT entrega primeiros Yak-130 Força Aérea da Rússia

 Pilotos da Força Aérea da Rússia pertencentes ao centro de treinamento de Borisoglebsk completaram o translado de três jatos de treinamento avançado Yak-130 de série para sua base partindo da planta industrial da fabricante JSC IRKUT Corporation localizado em Irkutsk. Essas aeronaves pertencem ao primeiro lote de seis Yak-130 entregues pela IRKUT para a Força Aérea da Rússia.
 
O Ministério da Defesa da Rússia e a JSC IRKUT Corporation assinaram no dia 07 de dezembro de 2011 um contrato de aquisição de 55 Yak-130, os quais deverão ser entregues até 2015. Comentando o acontecimento, o Ministro da Defesa russo, Anatoly Serdyukov, disse que o Yak-130 permitirá um significativo salto no nível de treinamento de pilotos com vistas à elevação operacional destes para comandar os aviões de combate de nova geração.
 
Desenvolvido pelo Bureau de Projetos Yakovlev, uma organização coligada à JSC IRKUT Corporation, o Yak-130 foi escolhido para ser o principal treinador avançado da Rússia. O modelo foi projetado dentro do conceito Lead-In Fighter Trainer (LIFT) possuindo características de voo que simulam o comportamento de aviões de combate de geração 4+ e 5 (ou 5ª).O Yak-130 faz parte de um avançado sistema integrado de treinamento, sendo ele composto de simuladores, estações de treinamentos específicos e rede de computadores para instrução coletiva. O programa de testes com armas reais foi concluído em dezembro de 2009 e desde fevereiro de 2010 a Força Aérea da Rússia vem passando por uma série de preparativos para introduzir o novo avião.
 
Em termos de exportações do modelo, o Yak-130 foi encomendado pela Algéria (16), Vietnã (8) e Síria (36). 
.tecnodefesa.SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Nenhum comentário: