segunda-feira, 13 de agosto de 2012

USS Porter colide com o petroleiro Otowasan próximo ao Estreito de Hormuz, no Golfo Pérsico

O DDG 78 USS Porter, navio de guerra estadunidense que colidiu com um petroleiro panamenho no último domingo, próximo a conturbada região do Estreito de Hormuz, no Golfo PérsicoDUBAI, Emirados Árabes Unidos — Um destróyer lançador de mísseis da classe Alrleigh Burke, o USS Porter, da Marinha dos Estados Unidos, colidiu com um petroleiro de bandeira panamenha, o M/V Otowasan, deixando um enorme "rombo" com severos danos, no seu lado direito, mais ou menos a meia nau. A colisão aconteceu no último domingo na entrada do estratégico Estreito de Hormuz (Golfo Pérsico).O impacto abriu uma brecha de três x três metros no navio de combate estadunidense, porém, sem causar ferimentos em nenhum membro da tripulação dos dois navios. O acidente aconteceu por volta de uma hora da madrugada, horário locaFotos divulgadas pela US Navy mostram a extensão dos danos e trabalhadores atuando para reparar as avarias, classificadas como muito sérias, no porto de Jebel Ali, em Dubai.
As causas do acidente estão sendo investigadas, sendo que o USS Porter estava escalado para operar baseado em Bahrain, uma nação ilha próxima ao Irã, compondo a 5ª Frota da Marinha dos Estados Unidos
O choque dos navios, ocorrido tão próximo da estratégica região do Estreito de Hormuz, serviu para chamar a atenção mundial para a crescente tensão existente entre os Estados Unidos e o Irã. A nação persa já deu seguidas declarações de que, em caso de ser atacada pelos Estados Unidos ou seus aliados, irá fechar a navegação no Estreito, com sérias consequências para o transporte internacional de óleo e gás por via marítima, abalando ainda mais a já combalida economia ocidental.
A investigação ora em curso deverá apontar as causas do choque entre os navios, e como já foi feito em ocasião semelhante no passado, os responsáveis entre os militares da Marinha dos Estados Unidos deverão ser severamente punidos, incluindo no escalão de comando.
segurança nacional blog

Nenhum comentário: