sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Depois do Curiosity, Nasa testa Mighty Eagle


São Paulo – Enquanto o Curiosity continua a vasculhar Marte, enviando para a Nasa imagens incríveis do Planeta Vermelho, na Terra, a agência já testa novos jipes-robôs. E um deles, o Mighty Eagle, concluiu com sucesso uma sequencia de pouso esta semana nos Estados Unidos.
O objetivo do Mighty Eagle é testar a aplicação de tecnologias mais avançadas para o desenvolvimento de uma próxima geração de exploradores. A ideia é que os próximos robôs sejam menores, mais inteligentes e, acima de tudo, baratos.Na semana passada, por conta de “preocupações orçamentárias”, o governo de Barack Obama vetou a participação da Nasa em um projeto que seria realizado em conjunto com equipes europeias. O objetivo da missão era o de trazer para a Terra amostras de rochas de Marte.
Mighty Eagle - De acordo com a Nasa, o Mighty Eagle identificou um alvo a cerca de seis metros de distância e aterrissou nele de uma altura de aproximadamente nove metros. Movido a um combustível verde, composto essencialmente por peróxido de hidrogênio, o robô conta com três pernas, pesa menos de 400 kg. Seu tamanho compacto, explica a agência, faz dele uma boa alternativa para pousar com tranquilidade na Lua ou outros corpos celestes.
“Isso é incrível”, disse Mike Hannah, um dos engenheiros da Nasa, “conseguimos atingir nosso objetivo principal nesta série de testes: fazer com que o robô encontre seu alvo de maneira autônoma e precisa”. Segundo ele, o veículo não foi conduzido da sala de controle. Foi o seu próprio software que fez com que o Mighty Eagle pensasse sozinho. Agora, o próximo passo é fazer com que o robô voe mais alto e pouse com maior rapidez.
segurança nacional blog... EXAME

Nenhum comentário: