quarta-feira, 18 de julho de 2012

Maquetes de satélites são expostas na 64ª SBPC

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) participará da ExpoT&C, exposição vinculada à 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que acontece de 23 a 27 de julho na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Desde a primeira ExpoT&C, que está comemorando 20 anos como uma das mais importantes mostras de Ciência e Tecnologia do Brasil, o INPE leva alguns de seus principais projetos ao pavilhão destinado aos institutos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Nesta edição, o estande do INPE terá um tapete com a imagem da cidade de São Luís registrada pelo satélite CBERS e duas maquetes. Uma delas mostra detalhes de equipamentos do satélite CBERS-3, que tem lançamento previsto para o final de 2012. A outra maquete é do SCD, satélite de coleta de dados lançado em 1993 que foi o primeiro desenvolvido pelo Brasil.

Também serão exibidos vídeos que destacam as áreas científicas, de engenharia, cooperação internacional e as principais aplicações do INPE, como a oferta gratuita de imagens de satélites, testes para a indústria nacional, dados de desmatamentos, entre outros produtos e serviços oferecidos à sociedade. 

Serão distribuídas aos visitantes imagens de São Luís, registradas pelo satélite sino-brasileiro CBERS, e cartilhas didáticas sobre projetos do instituto. O horário de funcionamento da ExpoT&C é das 10h às 19h.

Programa espacial

Na programação científica da 64ª Reunião Anual da SBPC, destacam-se duas atividades que envolvem o Programa Espacial Brasileiro. Na terça-feira (24), das 10h30 às 12h, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB) José Raimundo Braga Coelho (AEB) é o conferencista do tema “O Programa Espacial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável”. No mesmo dia, das 15h30 às 18h, acontece uma mesa-redonda sob o tema “Tecnologias Estratégicas para o Programa Espacial Brasileiro: Oportunidades para as Universidades e Institutos de Pesquisas”, cujos participantes são Thyrso Villela Neto (INPE/AEB), Celio Costa Vaz (SBF) e José Renan de Medeiros (UFRN).
SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Nenhum comentário: