quinta-feira, 14 de junho de 2012

Venezuela diz que fabrica aviões teleguiados com ajuda do Irã


Por Brian Ellsworth
CARACAS, 14 Jun (Reuters) - A Venezuela está construindo aeronaves não tripuladas como parte da cooperação militar com o Irã e outros aliados, disse o presidente venezuelano, Hugo Chávez, em um decisão que provavelmente aumentará o nervosismo dos EUA sobre o papel do governo socialista na região.
Referindo-se a uma reportagem na mídia espanhola de que promotores dos EUA estão investigando a produção de aeronaves não tripuladas na Venezuela, Chávez disse na quarta-feira: "É claro que nós estamos fazendo isso, e temos direito. Somos um país livre e independente."
Em um discurso televisionado para oficiais militares no Ministério da Defesa da Venezuela, Chávez afirmou que a aeronave só tem uma câmera e é exclusivamente para fins defensivos. "Nós não temos quaisquer planos de prejudicar ninguém", disse ele.
"Estamos fazendo isso com a ajuda de diferentes países, incluindo China, Rússia, Irã e outros países aliados", acrescentou ele, aparentemente referindo-se tanto à fabricação do jato quanto a outros projetos, incluindo uma fábrica de munições e armas.
Durante a longa transmissão, Chávez falou por link de satélite com um oficial militar venezuelano na fabricante estatal de armas Cavim.
O oficial estava ao lado de um jato teleguiado pequeno chamado Harpy-001. Ele informou que o avião tem 4 metros por 2,5 metros, pode voar a até 10.000 pés (3.000 metros) e por até 90 minutos. Segundo ele, a Venezuela produziu três desses jatos.
"Eles são feitos neste país com os engenheiros militares que foram fazer um curso na nossa irmã República do Irã", disse o oficial.
Chávez, cuja estridente política anti-Washington é altamente popular em seu país, ampliou os laços com o Irã em meio à crescente pressão por parte dos Estados Unidos e outras nações em Teerã sobre seu programa nuclear. O Irã nega as acusações ocidentais de que está tentando construir armas nucleares
Reuters..segurança nacional blog

Nenhum comentário: