sexta-feira, 15 de junho de 2012

Submarino tripulado chinês desce a 6.000 metros de profundidade


Um submarino chinês tripulado desceu pela primeira vez, nesta sexta-feira (15) a mais de 6.000 metros de profundidade no Oceano Pacífico e tentará um novo recorde a 7.000 metros, uma prova do interesse da China no estudo das profundezas marinhas.
O "Jiaolong", nome de um dragão mítico, alcançou esta profundidade na Fossa Marianas, a mais profunda do mundo, com sua tripulação, no âmbito dos esforços da China para explorar os recursos dos fundos oceânicos, indicou a agência de notícias oficial Nova China.
Este teste é o primeiro dos seis previstos para tentar chegar aos 7.000 metros, disse a Nova China em um breve comunicado.O "Jiaolong" é destinado à pesquisa científica e à exploração das riquezas naturais do fundo do mar.
Um submarino chinês desceu no fim de julho de 2011 pela primeira vez a mais de 5.000 metros de profundidade, na mesma fossa, situada não muito longe das Filipinas.
A esta profundidade, o submarino chinês era capaz de alcançar 70% dos fundos oceânicos do planeta.
A China acentuou nos últimos anos seus esforços de prospecção para encontrar hidrocarbonetos e outros recursos minerais, como forma de alimentar seu rápido crescimento econômico.
De acordo com especialistas, o "Jiaolong" deverá coletar amostras da vida submarina e estudar as estruturas geológicas e minerais.
No entanto, Zhu Huaiyang, professor da Escola de Ciências Oceânicas e da Terra na Universidade de Tongji, mostra-se cético.
"Ainda depois de alcançar os 7.000 metros, não é certo que o submarino seja capaz de realizar suas missões científicas", disse o professor à AFP, mencionando "a estabilidade e a resistência do submarino", além do nível de preparação da tripulação.
Trata-se de um contexto especial de esforços chineses para conseguir o domínio dos avanços tecnológicos, já que o país se prepara para lançar a partir do deserto de Gobi um voo tripulado, o Shenzhou IX, com sua primeira mulher astronauta a bordo, outro motivo de orgulho nacional.
Por esta razão, ao alcançar a profundidade de 6.000 metros, os três tripulantes do submarino chinês Jiaolong enviaram seus melhores votos para o sucesso da missão espacial.
A maior descida realizada por um submarino foi em 1960, quando um equipamento da marinha americana chegou ao fundo das Fossas Marianas, 11.000 metros abaixo do nível do mar.
 Último Segundo segurança nacional blog

Nenhum comentário: