sexta-feira, 29 de junho de 2012

O Navio Patrulha Oceânico P-120 Amazonas da MArinha do Brasil


No dia 29 de junho, às 11h, em cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante de esquadra Fernando Eduardo Studart Wiemer, nas dependências da Base Naval de Portmouth, no Reino Unido, ocorrerá a Incorporação à Armada da Marinha do Brasil do Navio-Patrulha Oceânico Amazonas.
Construído pela empresa BAE Systems Maritime – Naval Ships tem o mesmo nome da classe em que se enquadra, Amazonas, que contará com mais duas embarcações até 2013: Navio-Patrulha Oceânico Apae Navio-Patrulha Oceânico Araguari, todos nomes de importantes rios brasileiros. A embarcação teve sua construção iniciada em 15 de fevereiro de 2008, com o batimento de quilha em 15 de junho do mesmo ano. Foi lançado ao mar em 10 de fevereiro de 2009 e sua construção foi finalizada em setembro de 2010.

As principais características da Classe Amazonas
Comprimento total de 90,5 metros, comprimento entre perpendiculares de 83 metros, boca máxima de 13,5 metros, calado de navegação de 6,0 metros, deslocamento carregado de 2.060 toneladas, velocidade máxima com 2 MCP de 25 nós, raio de ação a 12 nós cerca de 4.000 milhas náuticas, autonomia de 35 dias, capacidade de tropa embarcada de até 39 militares, capacidade de transporte de carga de até seis Contêineres de 15 toneladas, armamento composto de um canhão de 30 mm e duas metralhadoras de 25 mm; sistema de propulsão dotado com dois motores MAN 16V28/33D de 7.350 HP; geração de energia provida por três geradores CATERPILLAR de 550 kW e um gerador CATERPILLAR de 200kW, tripulação formada por 12 oficiais, 21 suboficiais e sargentos e 48 cabos e marinheiros.
Os Navios-Patrulha destinam-se ao patrulhamento das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), devendo executar diversas tarefas, dentre elas a de, em situação de conflito, efetuar patrulha para a vigilância e defesa do litoral, de áreas marítimas costeiras e das plataformas de exploração/explotação de petróleo no mar e contribuir para defesa de porto; e, em situação de paz, promover a fiscalização que vise ao resguardo dos recursos do mar territorial, zona contígua e zona econômica exclusiva (ZEE), de repressão às atividades ilícitas (pesca ilegal, contrabando, narcotráfico e poluição do meio ambiente marinho), contribuir para a segurança das instalações costeiras e das plataformas marítimas contra ações de sabotagem e realizar operações de busca e salvamento na área de responsabilidade do Brasil.
O Navio-Patrulha Oceânico Amazonas foi projetado e construído para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas. Devido à sua grande autonomia e capacidade de operar com aeronave orgânica (helicóptero) e duas lanchas, contribuirá com os demais navios da Marinha do Brasil na proteção e fiscalização de nossa “Amazônia Azul”.
Após a incorporação à Marinha, o Amazonas será preparado para navegar em direção ao Brasil, o que está previsto para ocorrer na primeira quinzena de agosto deste ano. Em uma viagem de dois meses, o navio suspende de Plymouth, cumprindo o seguinte roteiro: Lisboa (Portugal), Lãs Palmas (Espanha), Mindelo (Cabo Verde), Cotonou (Benim), Lagos (Nigéria), São Tomé e Príncipe, Natal (RN), Salvador (BA), Arraial do Cabo (RJ) e tem como porto final, na primeira quinzena de outubro, o Rio de Janeiro (RJ).
SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Nenhum comentário: