sábado, 9 de junho de 2012

Ensaios mecânicos para SHEFEX


DLR veículo espacial passa por testes finais antes do lançamento


A nave espacial SHEFEX II (Experimento de vôo Sharp Edge) resistiu com sucesso vibração em um agitador e girando a duas rotações por segundo. Estes testes representou a simulação final das condições que o veículo espacial será submetido a durante o seu lançamento no verão de 2012. Pesquisadores do Centro Aeroespacial Alemão (Deutsches Zentrum für Luft-und Raumfahrt; DLR) usará SHEFEX investigar como um veículo espacial pode re-entrar na atmosfera terrestre como forma segura e rentável possível após um vôo espacial.
Equipado com inúmeras experiências, uma câmera, pressão, temperatura e sensores de fluxo de calor, e Antenas - a espaçonave SHEFEX vai descolar do alcance dos foguetes na ilha norueguesa de Andøya, alcançando uma altitude de 250 quilômetros e mais tarde re-entrar na atmosfera em 11 vezes a velocidade do som. "Com essa missão, estamos entrando em território desconhecido tecnológico", diz o líder do projeto Hendrik Weihs do Instituto DLR de Estruturas e Design. O veículo espaço deve resistir a temperaturas de mais de 2000 graus Celsius como re-entra e terras de pára-quedas na vizinhança de Spitsbergen. A forma do veículo experimental é particularmente invulgares; onde sonda convencional tendem a ter contornos arredondados, SHEFEX II tem arestas rectas e cantos. "A forma de borda reta tem a vantagem de fazer o fabrico do sistema de proteção térmica significativamente menos caro. A borda em linha reta principal também melhora as suas propriedades aerodinâmicas", explica Weihs. O veículo consiste em separadas, as faces lisas que são mais fáceis e, portanto, menos dispendiosos, para fabricar do que, por exemplo, os azulejos individualmente em forma de um Space Shuttle. Os pesquisadores também estão usando o veículo espacial para testar vários sistemas de proteção térmica durante o 45-segunda fase de reentrada. Um total de seis institutos do DLR e as instalações estão envolvidos na missão SHEFEX II: o Instituto de Aerodinâmica e tecnologia Flow, do Instituto de Estruturas e Design, o Instituto de Sistemas de Voo, do Instituto de Pesquisa de Materiais, do Instituto de Sistemas Espaciais e da MORABA base de foguetes móvel (Base RAketen Mobile).
Vibratório e rodar a alta velocidade
Após testes no laboratório da Astrium Ottobrunn, os pesquisadores podem ter certeza de que o veículo irá suportar as cargas durante o lançamento eo vôo seguinte sem problemas. "A fim de estabilizar-se durante o vôo, o foguete deve girar continuamente", explica John Turner, que é responsável pela implantação de MORABA - que vai lançar SHEFEX da base norueguesa. Os engenheiros equilibrado do veículo, em preparação para esta rotação da mesma forma como uma roda de carro é equilibrado. Avaliação sobre o agitador também fez parte dos testes finais mecânicos. Nos primeiros segundos após o lançamento, uma carga útil do foguete está sujeito a fortes vibrações - o agitador simula esta situação. "Depois de cada teste verificamos que tudo ainda estava funcionando corretamente."
Programa de teste para re-entrada da tecnologia
Com a II SHEFEX missão, os pesquisadores estão recorrendo à sua experiência com o veículo que eu SHEFEX, lançado em 27 de Outubro de 2005 Andøya. Mas SHEFEX II será voar ao dobro da velocidade, pode ser activamente controlada durante a reentrada, pela primeira vez e oferece o dobro do tempo de experimentação. Planos para uma missão SHEFEX terceiro estão em andamento. O objectivo das três missões é a de reunir informações para a concepção de um novo tipo de re-entrada do veículo capaz de retornar à Terra intacto - e que, portanto, reutilizável - um período seguinte de experimentação em microgravidade. O REX Flyer Livre (Experimentos retornáveis ​​no Espaço) está sendo encarado como um exemplo de aplicação inicial. A partir de 2020, este planador espaço afiada poderia voar experimentos de microgravidade por alguns dias e depois aterrar novamente em um aeroporto convencional. "Isso diminuiria a diferença entre alguns minutos de microgravidade, como com os voos DLR TEXUS, ea microgravidade permanente a bordo da Estação Espacial Internacional", diz Hendrik Weihs.
Sobre o DLR

DLR, do Centro Aeroespacial Alemão, é o centro da Alemanha nacional de pesquisa para aeronáutica e espaço. Sua extensa pesquisa e desenvolvimento no domínio da aeronáutica, espaço, energia, transportes, defesa e segurança é integrado nacionais e internacionais empreendimentos cooperativos. Como Gemany Agência Espacial, DLR é encarregado com o planejamento e implementação de programa da Alemanha espaço.
Segurança Nacional Blog

Nenhum comentário: