sexta-feira, 15 de junho de 2012

Chávez confirmou que a Venezuela produz aeronaves não tripuladas


O projeto é desenvolvido em colaboração com o Irã
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, confirmou em uma aparição na televisão que o país latino-americano está construindo drones.
"Claro que estamos fazendo e ter o direito", disse o presidente. Chávez disse que a Venezuela não tem planos "para atacar ninguém" e que a aeronave "para defender o país."
O chefe de Estado venezuelano destacou a importância para seu país para desenvolver esses projetos para o "poder defensivo da nação", e acrescentou que são feitos com a ajuda da Rússia, China e Irã, entre outros.
Enquanto isso, o presidente da Compania Anonima Venezolana de Industrias Militares, Julio Prieto Morales disse que o sistema de produção venezuelana 'drones' é o melhor segundo na América do Sul.O avião não tripulado será usado para reconhecimento do terreno, disse ele.A fábrica que produz o avião está em Maracay, estado Aragua, local da fábrica também produz os russos fuzis de assalto Kalashnikov AK-103.
Durante a transmissão televisiva Chávez contactado Maracay, onde vários comandantes militares foram mostrando-lhe os frutos de projetos conjuntos de armas e explicando suas características.
Assim, soube-se que a aeronave não tripulada, apelidada de Harpia, é de cerca de quatro metros de largura e 2,5 metros de comprimento. É equipado com uma câmara que pode transmitir imagens e vídeo em tempo real. Pode atingir uma altura de 3.000 metros e tem uma resistência de voo de 90 minutos. Seu alcance é de 100 milhas.
O militar também explicou que os engenheiros venezuelanos haviam feito um curso de treinamento no Irã para desenvolver este projecto.
segurança nacional blog

Nenhum comentário: