sábado, 26 de maio de 2012

Empresa checa apresenta protótipo virtual de bicicleta voadora


Efe
Os amantes do ciclismo poderão dentro de pouco tempo experimentar novas sensações graças à primeira bicicleta voadora, cujo protótipo virtual foi apresentado na quinta-feira, 24, em Praga e que poderá transformar em realidade um sonho do escritor Julio Verne."Ainda falta aplicação comercial, mas poderá fazer caso um voo curto e em condições seguras, uma vez que não licença para voar", declarou Ales Kobylik, gerente da empresa Technodat, que desenvolve a bicicleta.
Com uma estrutura leve de liga de metais, o veículo se elevará a uma altura máxima de cinco metros, "longe dos cabos elétricos", e contará com dispositivos eletrônicos para regular o voo, antecipou Kobylik. O protótipo virtual em 3D foi desenvolvido em parceria com a Evektor e a Duratec, empresas também da República Checa que apresentarão o modelo real em setembro, durante a Feira Internacional de Maquinaria de Brno.
A bicicleta desenvolve uma potência de 47 quilowatts, sendo capaz de deslocar no ar a carga máxima de 170 quilos, e alcançará uma velocidade máxima de 50 km/h. O veículo tem 3,5 metros de comprimento, 2,5 metros de largura, 1,2 metros de altura e pesa 85 quilogramas. Seu tempo aproximado de voo varia de três a cinco minutos. A fonte de energia é uma bateria de polímero de lítio com capacidade de 50 ampères/hora.
Atualmente, os checos estão testando "a estrutura da bicicleta" e na próxima semana verificarão "o uso do regulador e a parte eletrônica", assinalou Kobylik.
segurança nacional blog

Nenhum comentário: