segunda-feira, 7 de maio de 2012

Brasil comprará navios de patrulha fluvial da Colômbia


O ministro da Defesa, Celso Amorim, confirmou que o governo brasileiro adquirira da indústria militar colombiana quatro navios de patrulha fluvial para reforçar a vigilância no rio Amazonas. Amorim assinalou que esta compra não seria a única, já que o intercâmbio de recursos militares com a Colômbia contempla a aquisição de mais embarcações, desenvolvimentos na área de aviação militar e troca de conhecimentos entre as Forças Armadas dos dois países.

“Além do sentido prático que irá ter para nós a aquisição dessas embarcações, afirmamos que ela tem também um sentido simbólico muito claro que se tratando de base sul-americana de Defesa não estamos falando somente que o Brasil quer vender armamento. Vamos também comprar e desenvolver projetos conjuntos” enfatiza Amorim.
 
O ministro destacou que o plano de dar impulso para a indústria militar na região fara com que futuramente não haja mais a necessidade de comprar equipamentos militares na Europa. “O papel inerente a cada um dos países depende segundo o caso, como por exemplo, o Brasil vendeu no passado (para a Colômbia) o Embraer EMB 314 Super Tucano. Por outra parte, temos agora (o Brasil) esses patrulheiros fluviais que são muito importantes para a mobilização na Amazônia. Com a Argentina estamos desenvolvendo atualmente outros projetos”, acrescentou Amorim.

Por sua vez, o ministro da Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, manifestou que seu país busca oportunidades de negócios e alianças estratégicas com outras nações da América do Sul através da realização de projetos conjuntos e transferência de tecnologias, bem como de promoções de produtos e serviços da unidade logística de negócios do setor de Defesa, destacando-se a produção de navios, aeronaves, armamentos, munições, explosivos e proteção balística pessoal.

A Indústria Militar Colombiana, INDUMIL, oferece suas linhas de produção relacionadas com os fuzis ACE, versão melhorada do GALIL israelense, munição 5,56 mm, granadas de 40 mm, minas anti-carro e as bombas de queda livre de 125, 250 e 500 libras, as quais apresentaram grande efetividade na luta contra o terrorismo.

Por parte da Corporação de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da Indústria Naval, Marítima e Fluvial, COTECMAR, apresenta-se os modelos de Patrulheiras de Apoio Fluvial, PAF, Lanchas Patrulheiras de Rio, LPR, e a Patrulheira Oceânica, OPV.

Do mesmo modo, a Corporação para a Indústria Aeronáutica Colombiana, CIAC, oferece o avião de treinamento básico CALIMA T-90 e serviços de manutenção nível 1, 2 e 3 para todos os tipos de aeronaves militares de asas fixas e rotativas, por meio de modernas oficinas, entre elas a de avionica certificada pela Aeronáutica Civil. 

Por último, merece menção o Fundo Rotatório da Polícia Nacional da Colômbia, FORPO, que promove a fabricação de todos os tipos de uniformes e jalecos de proteção balística e de flutuabilidade nível 4.
 
Os ministros da Defesa do Brasil e Colômbia se reuniram nesta quarta-feira (02) em Bogotá às vésperas da reunião da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) que esta acontecendo em Cartagena, Colômbia, para examinar assuntos da agenda bilateral e regional em matéria de segurança, cooperação militar e integração.

Tanto Brasil quanto Colômbia defendem a criação de uma instância de luta contra o crime organizado transnacional no âmbito da Unasul, um dos temas do primeiro dia do encontro de Cartagena.SEGURANÇA NACIONAL

Nenhum comentário: