sexta-feira, 25 de maio de 2012

Astronautas da Estação Espacial capturam cápsula Dragon, da SpaceX


Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional capturaram a cápsula de carga não tripulada Dragon, da Space Exploration Technologies, nesta sexta-feira, 25, concluindo com sucesso o primeiro voo comercial especial para a estação em órbita.
Utilizando-se do guincho robótico de 17,7 metros de comprimento da estação, o astronauta da Nasa Don Pettit capturou a Dragon por volta das 10h56 (horário de Brasília), enquanto as duas espaçonaves sobrevoavam o noroeste da Austrália.
"Parece que nós pegamos um dragão pelo rabo", disse Pettit em uma transmissão de rádio para a Missão de Controle da Nasa, em Houston.
A cápsula, construída e operada pela Space Exploration Technologies, ou SpaceX, é a primeira de dois novos cargueiros que a Nasa vai usar para transportar cargas para o posto de 100 bilhões de dólares no espaço, após aposentar seus ônibus espaciais no ano passado.
Os Estados Unidos planejam contratar serviços de voos comerciais para seus astronautas também, quebrando o atual monopólio da Rússia no transporte de tripulações à estação.
A Dragon foi lançada a bordo do foguete SpaceX Falcon 9 da Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral, na Flórida, na terça-feira.
A cápsula está carregando 544 quilos comida, água, roupas e recursos para a tripulação da estação. Ela será recarregada com equipamentos para voltar à Terra e deixará a estação no dia 31 de maio.
segurança nacional blog

Nenhum comentário: